NEM TUDO QUE PARECE É: O QUE SIGNIFICA ORGANIZAR UM LAR?

Será que você é uma pessoa organizada? Mais do que isso: será que o seu lar está de fato organizado?

Para entender melhor o que cada tarefa de casa significa, sem confundi-las com a organização, a personal organizer e especialista em desapego Nalini Grinkraut listou as atividades que geram essa confusão.

Nem tudo que parece é. Por isso, confira 5 atitudes que são classificadas como “organizar a casa”, mas, que, no final das contas, não são.

1. LIMPAR

Segundo Nalini, essa tarefa é a que mais se confunde com organizar a casa. Ou seja, fazer a limpeza diária de superfícies para a manutenção da casa está longe de atingir a complexidade que sugere a organização.

2. GUARDAR OBJETOS

Colocar de volta os itens em seus respectivos lugares também ganha destaque quando se pensa em organizar um ambiente. Porém, esse movimento é muito mais um hábito de manutenção do que efetivamente a organização. Por exemplo, guardar a louça seca ou pendurar o casaco quando se chega da rua.

3. FAXINA

Diferente de limpar, aqui o conceito trata de uma limpeza mais profunda. Mas, ainda assim, não ocupa a mesma função da organização. Nela você tira o “grosso” da sujeira, arrasta móveis, usa produtos de limpeza e mantém esse resultado com a limpeza diária.

4. DECORAR

Enfeitar o ambiente, colocar flores, uma nova cortina ou um abajur moderno não tornam o ambiente organizado. Essa prática contribui para compor um ambiente, mas, se os objetos estiverem em lugares inadequados, de nada irão contribuir para a presença de um ambiente realmente organizado.

5. ESCONDER A BAGUNÇA

Quem adora ter gavetas, caixas organizadoras, cestos, nichos e outros “esconderijos” para aquelas miudezas que se acumulam pela casa, sabe do que esse item trata – a bagunça ainda existe, apesar de camuflada.

AFINAL, O QUE É O ATO DE ORGANIZAR ENTÃO?

A personal organizer defende que a organização está relacionada com o colocar seus pertences em ordem. Por isso, atitudes como escolher o quê manter, decidir o melhor local para guardar e a melhor forma de armazenar são classificadas como organização.

Além disso, fazer triagem e conhecer o que você tem, ajustar os locais de acordo com seus hábitos de uso, além de armazenar para que você consiga visualizar tudo o que você decidiu guardar, também são atitudes de organização.

Nesse sentido, a especialista reforça a importância da arrumação. Isso porque, quando tudo está organizado, as tarefas — que são confundidas com o organizar a casa — ficam mais fáceis de serem feitas.

“A sua casa é a extensão do seu corpo. É o seu porto seguro, seu abrigo. É onde você repousa, sua mente relaxa e muitas experiências são construídas. Assim como devemos cuidar do nosso corpo como nosso templo, devemos cuidar da nossa casa como parte de nós”, finaliza a personal organizer.

E aí: o seu lar está de fato organizado?

Fonte: Terra

________

LEIA TAMBÉM:

COMO ORGANIZAR OS ALIMENTOS NA GELADEIRA PARA MELHORAR A CONVERSAÇÃO? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

PRATICIDADE NO DIA A DIA: COMO ORGANIZAR OS ARMÁRIOS DA COZINHA? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.


Deixe um comentário