Nove dicas para eliminar o estresse do fim de ano

1. Medite antes de sair da cama
Ao despertar, ainda deitada, respire dez vezes, inspirando e expirando com a atenção voltada para o ar que entra e sai das narinas. “Perceba o contato do seu corpo com a cama e vá levantando devagar”, ensina Stephen Little, instrutor de práticas de redução de estresse do Centro de Vivência em Atenção Plena.

2. Organize-se, não dramatize
A lista de tarefas é imensa? Não saia fazendo tudo desordenadamente. “Execute primeiro as tarefas importantes e faça só o que der”, orienta a psicóloga Carolina. Ser flexível ajuda. Se não der conta de fazer tudo, ok! “Aceitar o que dá errado ameniza a ansiedade”, completa.

3. Esvazie a cabeça
A loja está lotada e o clima é de histeria coletiva? Procure um cantinho calmo e sente-se. “Lembre-se: você não precisa entrar neste clima de ansiedade”, diz Little. E só então volte às compras.

4. Coma direito
Na correria, comemos mal e isso aumenta o cansaço. Abra mão de comidas gordurosas, que deixam a digestão mais lenta, e invista em alimentos com vitamina C (que afasta o estresse) e carboidratos (que liberam serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar). Chá quentinho também ajuda a acalmar, que tal hortelã? 5. Inspire, expire! “A respiração é o porto seguro de uma mente arrastada pela ansiedade. Quando você dá atenção a ela, conecta-se com seu corpo e começa a desacelerar”, explica Little. Pare três minutos três vezes ao dia para se concentrar na respiração.

6. Encare de frente
Livre-se da obrigação de estar feliz o tempo todo que o mundo impõe nesta época. “Negar o estresse só vai fazê-lo crescer. Encare que você não está bem. Refletindo, dá para deixar o nervosismo passar de forma natural”, sugere Little.

7. Use o poder das mãos
Fazer trabalhos manuais promove a tranquilidade. E dá para aliar o útil ao agradável: troque a ida ao shopping lotado por uma tarde fazendo artesanato ou cozinhando. Vale inclusive convidar suas amigas! O resultado pode virar um belo presente para alguém querido.

8. Reveja o problema
No sufoco, aumentamos o que sentimos. “Nem todo problema precisa ser profundamente analisado – isso gera pressão. Algumas chateações são do momento e devemos apenas deixar passar”, observa o instrutor de práticas de redução de estresse. E alimentar sentimentos ruins também colabora para acumular ainda mais tensão.

9. Permita-se!
Você merece um descanso! Procure um ombro amigo, tome um banho bem demorado seguido de um jantarzinho gostoso, veja um filme bom ou apenas escreva suas aflições. Desabafar alivia!

Fonte: Fernanda Cataldi – Revista M de Mulher 


Deixe um comentário