O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE CIMENTO QUEIMADO?

10

O cimento se tornou uma das opções de acabamentos mais comuns no Brasil. O custo, dizem os arquitetos, é um dos fatores responsáveis pelo sucesso. Se você está pensando em usar o material para revestir alguma superfície da sua casa, o guia abaixo vai sanar todas as dúvidas.

Confira.

1. O que é o cimento queimado?

É uma mistura, chamada de farofa, composta por areia, cimento e água. Ela é espalhada e nivelada sobre o contrapiso. Na sequência, o pó de cimento entra na finalização. Esse processo é conhecido como queima. Por fim, é preciso passar uma espátula para deixar com um aspecto bem liso.

2. Quanto tempo demora para secar?

Entre três a cinco dias após a aplicação do cimento queimado, procure manter o ambiente sempre úmido e evite pisar no ambiente. Uma dica é cobrir a área com uma manta para drenagem e jogar água por cima todos os dias.

3. Como deve ser a manutenção?

Passado o tempo de cura, o ideal é lixar e deixar a superfície limpa para evitar bolhas ou superfícies ásperas. Após esse processo, deve ser aplicada uma seladora para fechar os poros da superfície e, por fim, uma resina acrílica fosca ou brilhante. A seladora e a resina têm o objetivo de proteger e impermeabilizar a área. Essa manutenção deve ser repetida com frequência para manter a qualidade e prolongar a vida útil do material.

4. Como aplicar cimento queimado sobre piso de cerâmica?

É importante que o piso não esteja totalmente liso, pois a massa que será aplicada precisará ter atrito para dar a liga necessária e fixar. Nesses casos, é comum picotar o piso de cerâmica existente para criar atrito. Na sequência, aplica-se uma massa de cimento de cola. Depois desta preparação, o cimento queimado pode ser aplicado normalmente.

5. E sobre a coloração? Quando é aplicada?

O pó xadrez que dá a coloração pode ser aplicado junto à mistura (farofa) ou no momento da queimação. Existe uma gama enorme de cores.

6. O cimento queimado pode trincar?

Sim, isso pode acontecer. Por não ser um revestimento dividido em placas, ele está colocado diretamente sobre a laje. Como ela, eventualmente, se move, o piso repete o movimento. Dessa forma, podem aparecer pequenas fissuras. Isso é normal. Você deve se preocupar apenas quando aparece uma trinca muito grande. Nesses casos, em geral, o piso deve ser refeito.

7. O cimento queimado pode ser aplicado em qualquer lugar?

O cimento queimado é um revestimento muito resistente e pode ser usado em qualquer lugar. Nossa ressalva é apenas para o boxe do banheiro. Por ser muito liso, ele é escorregadio e os produtos químicos, como o shampoo e sabonete, podem manchar o piso.

8. O cimento queimado é um dos revestimentos mais baratos atualmente?

O custo-benefício é ótimo quando comparado a um porcelanato. Em São Paulo, para se ter uma ideia, custa por volta de R$ 50,00 o m² já com a instalação. A escolha do profissional para executar o trabalho deve ser bem cuidadosa. O processo é artesanal e o profissional precisa conhecer bem o assunto.

9. Como deve ser feita a limpeza?

A limpeza é simples: água e sabão neutro.

Que tal aplicar o cimento queimado no seu apartamento Proma? Clique aqui e conheça os nossos empreendimentos à venda.

Fonte: Revista Casa e Jardim


Deixe um comentário