ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA: DICAS PARA COLOCAR AS CONTAS EM ORDEM

Você tem sonhos, mas também tem dívidas que impedem de realizá-los? O segredo é criar o hábito de organizar-se financeiramente. Em um primeiro momento pode parecer difícil, por isso, você deve criar uma rotina para guardar o seu dinheiro, evitar gastos e, assim, seguir adiante com uma vida economicamente estável.

Para ajudar você nessa tarefa, separamos quatro dicas que, com certeza, farão você enxergar o dinheiro de outra forma.

08

Gaste menos do que ganha e mantenha a organização financeira

O primeiro passo para melhorar a sua organização financeira é gastar menos do que recebe. Para atingir esse objetivo, a principal dica é manter uma planilha para controle de gastos, anotando todas as despesas do mês e como elas foram realizadas (cartão de crédito, débito ou dinheiro).

Com isso, você estará pronto para iniciar um orçamento anual, com todas as suas despesas previstas, como IPVA, IPTU, escola e demais gastos fixos.

Elimine suas dívidas

Antes de guardar dinheiro é importante eliminar suas dívidas. É essencial fazer uma organização financeira para que as dívidas sejam quitadas. Para eliminá-las, siga esses passos:

  1. Liste suas dívidas;
  2. Entre em contato com os credores para saber o valor atual para pagá-las à vista;
  3. Faça uma contraproposta com base nesse valor, calculando juros menores e um prazo mais longo de financiamento para que as parcelas caibam no bolso;
  4. Se tiver dinheiro guardado, pague à vista;
  5. Não faça novas dívidas.

Monte um fundo de emergências

Ter um fundo de emergência capaz de cobrir suas despesas por algum tempo caso haja um imprevisto é essencial para manter sua organização financeira. Se você seguir a regra dos 50-15-35 e poupar 15% da sua renda por mês, alcançará três salários em menos de dois anos.

É importante também ter alguma aplicação que garanta liquidez para que o dinheiro não fique preso e você possa acessar a qualquer hora. A poupança é uma boa opção por conta disso e também por permitir a programação de transferências mensais. Encare seu fundo de emergência como uma conta mensal paga para você mesmo.

Estabeleça metas

Após montar seu fundo de emergência, você está pronto para assumir uma outra prioridade financeira. Qual o seu próximo sonho? Dar entrada em um imóvel? Viajar?

Estabelecer metas de curto, médio e longo prazo ajuda a economizar dinheiro. Uma das melhores sensações é ver seus investimentos renderem em prol de um sonho ou desejo.

Estipule limites para seu orçamento e, caso necessário, diminua o uso de cartões de crédito e cheques pré-datados. Adquira o hábito de anotar e conferir seus gastos em uma planilha ou ferramenta de controle financeiro automática para não correr o risco de ver seu dinheiro ir embora no início do mês.

IMPORTANTE!

Alguns aplicativos ajudam a organizar a vida doméstica, principalmente no quesito “educação financeira”. Saiba mais aqui.

Fonte: Guia Bolso

___

Se o seu sonho é adquirir um imóvel de uma construtora e imobiliária que está há mais de 25 anos no mercado, a Proma está à sua disposição. Conheça as opções disponíveis para venda clicando aqui.

Nós também temos um e-book com dicas importantes sobre financiamento imobiliário. Clique aqui para saber mais.


Deixe um comentário