Peças antigas registram história familiar na decoração

O que é importante para você? Com essa pergunta a finalizadora de projetos Anna Ludmilla, de São Paulo, começa a desenterrar peças antigas de família para dar um toque personalizado às residências de seus clientes. O trabalho dela começa quando a decoração está pronta e consiste em harmonizar objetos antigos, cheios de lembranças, com os novos elementos da casa. “Os cômodos ficam com cara de catálogo e as coisas de família dão personalidade e alma ao ambiente. É importante registrar a história na decoração.”

Anna diz que costuma trabalhar com objetos menores, como luminárias, almofadas e tapetes. Ela se lembra de uma cliente que queria decorar a parede de uma sala, mas não sabia como. Depois de passar horas na casa, Anna e a moradora encontraram uma caixa esquecida e, nela, um tesouro. “Havia um monte de prato, e eles contavam a vida da cliente.” Eram peças que iam desde louças das bodas da sogra até modelos holandeses de plástico que um dia pertenceram a seus netos, já crescidos. A finalizadora, então, arranjou os pratos na parede, criando uma decoração cheia de personalidade e história.

Quebra-cabeça  
Em outros casos o proprietário do imóvel quer usar a peça e cabe ao profissional encaixá-la no ambiente. “Uma cliente queria usar dois lustres que pertenceram à avó”, lembra a arquiteta Viviane Loyola, de Curitiba. Ela colocou um deles no hall de entrada e o outro na sala de jantar. “Usei móveis com linhas retas, para deixar o foco no lustre.” A arquiteta alerta que se deve tomar cuidado com peças mais antigas, pois nem sempre elas ficam bem no ambiente. Ainda assim, afirma que a obrigação do profissional é adequar da melhor maneira possível os desejos do cliente ao projeto.

Nem todo mundo, no entanto, recorre a especialistas. Fabiane Tardochi, por exemplo, usou seu próprio senso estético para decorar a casa com uma antiga peça de família. Ela já estava acostumada a mostrar em seu blog ‘Reciclar e Decorar’ como reaproveitar coisas aparentemente sem valor e em uma de suas postagens expôs um espelho muito especial. “Era uma peça que fazia parte do conjunto de móveis de quando meus pais se casaram e estava com minha mãe havia 38 anos.” Ela, então, reformou a peça e a colocou em destaque na sala, em perfeita harmonia com o resto da decoração, que ganhou um toque de história pessoal.

Fonte: PrimaPagina – Especial para o Terra


Deixe um comentário