PISO VINÍLICO E PISO LAMINADO: VOCÊ SABE A DIFERENÇA?

Está construindo ou reformando e não sabe qual piso escolher? Você sabia que o piso vinílico e o piso laminado são opções práticas e de baixa manutenção?

Para ajudar você a decidir, explicamos a diferença entre eles.

Piso vinílico

Feito com cloreto de vinila ou PVC, ele ajuda a abafar ruídos (como os dos sapatos e dos pets correndo) e a manter uma temperatura agradável. Há diversas opções de cores e texturas, e pode ser aplicado em contra pisos ou superfícies lisas, como cerâmica e pedras polidas. Não é recomendável sobre materiais que possam apodrecer com maior facilidade, como a madeira.

É antialérgico, tem alta durabilidade e sua colocação é rápida e fácil (se o local já estiver nivelado). É comercializado no formato de manta ou de placas.

É raro o piso vinílico apresentar manchas e riscos por conta da sua cobertura ser protegida com resina de poliuretano. Mas, atenção: o contato intenso com o sol pode fazer com que ele desbote. Na hora da limpeza, opte por uma vassoura de pelo ou um pano umedecido. O piso aguenta, no máximo, a mistura de água e sabão neutro. Esse material não pode ficar submerso em água, por isso, não deve ser aplicado em banheiros e áreas externas.

Piso laminado

É composto por diversas camadas de derivados da madeira, em larguras e comprimentos variados. Sua cobertura é protegida por uma resina malamínica e é possível encontrar diversas opções de cores, acabamentos e estampas.

O piso laminado oferece a comodidade de poder ser usado no dia seguinte à sua instalação, assim como de ser retirado em caso de mudança.

Pode ser instalado com cola ou sistema de encaixe, e pode ser limpo com aspirador de pó ou vassoura. Exige uma área seca para aplicação (seu contra piso deve estar nivelado) e tem alta durabilidade. Não é propício para o contato com o sol e apresenta baixa resistência ao contato com água (é preciso secar rapidamente). É uma opção ecológica, já que a maioria dos fabricantes utiliza madeiras reflorestadas para sua produção.

Com essas explicações, ficou mais fácil decidir entre o piso laminado ou o piso vinílico?

Fonte: Casa e Jardim

____

Leia também:

  • Revestimentos: os pontos fortes e fracos dos pisos vinílicos e laminados. Clique aqui e saiba mais.
  • Dos acessórios aos revestimentos: decoração rústica está em alta. Para saber mais, clique aqui.

Deixe um comentário