PORTABILIDADE DE FINANCIAMENTO: VALE À PENA?

Você já ouviu falar em portabilidade de financiamento?

Vamos lá!

O modelo de compra de um imóvel por meio de um financiamento é um dos mais aderidos. No entanto, com o passar do tempo, você pode considerar a portabilidade de financiamento.

Ainda que pouco conhecida, a portabilidade de financiamento tem sido cada vez mais procurada, principalmente pela queda da taxa Selic, que impacta os juros do financiamento.

 

O QUE SIGNIFICA A PORTABILIDADE DE FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO?

Fazer uma portabilidade de financiamento significa migrar a sua dívida para outra instituição financeira. Essa ação tem como objetivo principal reduzir as taxas de juros do contrato e, consequentemente, o valor pago.

Todos os contratos de financiamento permitem que a portabilidade seja feita a qualquer momento. No entanto, uma dica importante é pesquisar o banco que oferece as menores taxas.

 

VALE À PENA FAZER?

Imagine que você fez um financiamento imobiliário e, com o passar dos anos, as taxas do seu banco se tornaram menos atrativas quando comparadas com as taxas atuais.

Essa situação é bastante comum, e são nesses momentos que você pode optar pela portabilidade de financiamento.

Com a queda da taxa Selic, por exemplo, muitos bancos passaram a oferecer taxas de juros menores, aumentando cada vez mais a procura pela portabilidade. Com isso, é importante observar constantemente a dívida e encontrar oportunidades para reduzi-la.

Vale lembrar que nenhum banco pode impedir essa migração de contrato. Então, o devedor deve observar constantemente o seu contrato para não pagar mais que o necessário em juros.

Ainda que possa ser feita a qualquer momento, a portabilidade de financiamento requer uma pesquisa e uma decisão cautelosa. Afinal, o processo de troca de banco pode ser um pouco burocrático.

 

QUAL BANCO ESCOLHER PARA A PORTABILIDADE DE FINANCIAMENTO?

A escolha do banco pode variar de acordo com o momento do mercado e o seu tipo de contrato.

Com as alterações constantes que as taxas de juros sofrem, é necessário avaliar depois da simulação o banco que oferece a melhor taxa.

Um ponto que deve ser ressaltado é que o banco escolhido para fazer essa portabilidade não pode mudar as regras do seu financiamento atual. Ou seja, as parcelas, o tipo de amortização e outros detalhes do contrato permanecem inalterados.

Sendo assim, a única diferença entre cada banco será a taxa de juros oferecida e, em alguns casos, algumas taxas de portabilidade, que devem ser avaliadas individualmente.

 

DICAS IMPORTANTES PARA A PORTABILIDADE

Na hora de fazer a portabilidade, atente-se a essas dicas:

  • Observe as condições: cada banco pode oferecer uma taxa e uma condição diferente. Avalie com cuidado para fazer a melhor escolha;
  • Se atente aos detalhes: alguns bancos oferecem taxas boas, mas cobram por seguros e outras tarifas. Assim, a portabilidade pode não valer à pena;
  • Se planeje: agora que você pagará menos juros com a portabilidade, o que pretende fazer com esse dinheiro? Por que não amortecer a dívida?!

  

FAÇA UMA SIMULAÇÃO

Para encontrar as melhores condições para a portabilidade de financiamento, é preciso simular em vários bancos.

Para fazer isso, você precisará ter em mãos o extrato atualizado da dívida e algumas informações básicas sobre a propriedade. Depois, é só se dirigir aos bancos, solicitando uma simulação.

Você já pensou em fazer a portabilidade do seu financiamento?

 ________

LEIA TAMBÉM:

 CONSÓRCIO OU FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO: QUAL É A MELHOR OPÇÃO? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

PASSO A PASSO PARA UM FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO SEGURO. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.


Deixe um comentário