PRECISA DIMINUIR OS GASTOS COM A MANUTENÇÃO DO IMÓVEL?

São várias as despesas de uma casa, principalmente as fixas, como água, luz, gás e IPTU. Por essa razão, a manutenção de um imóvel se torna uma responsabilidade constante para adotar práticas inteligentes que podem ajudar a diminuir significativamente os gastos ao longo do tempo.

Confira as dicas práticas e simples no dia a dia para evitar situações em que um reparo pode impactar o orçamento do mês.

Em primeiro lugar, o advogado e economista Alessandro Azzoni, conselheiro deliberativo da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), orienta a desenvolver o hábito de fazer um planejamento financeiro mensal, elencando todos os gastos, desde os menores até os mais altos. Contas de água, IPTU, luz, condomínio, aluguel ou parcelas de financiamento devem ser cuidadas como custo fixo.

A ideia, segundo o advogado, é planilhar tudo, até aquele “café inocente” tomado após o almoço ou o intervalo no trabalho, que pode consumir mais do você imagina do seu orçamento. Por exemplo, se um café custa R$ 8 e você toma dois por dia, todos dias da semana durante o trabalho, contando que o mês tem 22 dias úteis, são R$ 352 só gastos com isso. “São essas pequenas despesas que podem resultar em grandes vazamentos”, conclui Alessandro.

Com essa visão, portanto, é possível saber o quanto da sua renda está comprometida em relação às suas despesas e fazer possíveis cortes – como aquele cafezinho – ou investimentos, como um reparo ou até uma reforma.

Dentro das despesas fixas, Alessandro diz ser importante cuidar para não aumentarem sem necessidade. Fazer uma avaliação do consumo ajuda a identificar e reparar vazamentos de água ou gastos excessivos de luz, por exemplo.

Verifique se as torneiras já têm redutores de pressão, pois esse item ajudar a economizar. O mesmo cuidado se aplica a eletrodomésticos, como máquina de lavar, para buscar a eficiência no consumo de água e energia.

A luz é um grande vilão no orçamento, já que as taxas vêm aumentando constantemente, o que pesa no orçamento doméstico. A dica do advogado é procurar substituir as lâmpadas comuns pelas de LED – mais resistentes e com economia de até 80% menos energia –, além de não deixar aparelhos ligados na tomada quando não estão sendo usados, pois estudos indicam que essa situação consome energia, o que, a longo prazo, se traduz-se em aumento da conta.

Além disso, as despesas com a conta de luz podem ser menores em ambientes com mais iluminação natural e ventilação, diminuindo o uso de lâmpadas, ventiladores e ar-condicionado. Para isso, vale a pena pintar as paredes de cores claras e apostar em novas janelas ou claraboias.

PLANEJAMENTO DE REFORMA

No caso reformas, seja uma mudança na cor das paredes, pequenos reparos hidráulicos ou elétricos, seja algo mais vultuoso, estabeleça quanto quer (e pode) gastar. “

O velho ditado “melhor prevenir do que remediar” se encaixa nessa questão, afinal quem nunca deixou chegar ao limite algo que poderia ter sido resolvido antes de causar um transtorno expressivo?

Trace uma boa manutenção preventiva no imóvel, de forma recorrente: elabore uma lista, incluindo demandas a curto, médio e longo prazo. Assim, menos surpresas desagradáveis podem influenciar a rotina e os gastos.

Às vezes, o barato sai caro. Prefira mão de obra qualificada e com experiência, desde os pequenos até os grandes reparos. Assim, evita-se dor de cabeça, imprevistos e, consequentemente, mais despesas futuras. Vale recorrer a indicações de amigos e pesquisas na Internet.

SEGURO PARA RESIDÊNCIAS

Muito comum para carros, o seguro também se estende à residência e é bem indicado pelos profissionais. As seguradoras costumam oferecer uma série de benefícios incluídos no plano, como serviços para casa, a exemplo de chaveiro, encanador e eletricista.

Para o advogado, o seguro residencial, além de ajudar nas despesas de manutenção da casa, pode incluir até situações de responsabilidade civil, como um vazamento no apartamento que atinge o do vizinho.

Em residências, pode ajudar também nos momentos em que situações climáticas, como ventos e chuvas, causam danos, como destelhamento. “Muitas vezes, esses gastos são altos, por isso, vale a pena ter seguro residencial, que é acessível, para evitar surpresas que impactem negativamente o orçamento”, conclui Alessandro.

Fonte: Casa e Jardim


Deixe um comentário