QUAIS PLANTAS PODEM SER COLOCADAS NO QUARTO DO BEBÊ?

Decorar o quarto do bebê é uma etapa muito empolgante. Além de escolher o berço, trocador e brinquedos, é possível usar plantas para enfeitar o quartinho – o espaço fica mais aconchegante e ainda existem benefícios.

Segundo a paisagista Karina Saab, algumas espécies ajudam a manter a temperatura amena no ambiente, bem como a umidade regulada. “O ideal é optar por plantas que não precisam de tantos cuidados e sobrevivem apenas de luz indireta”, afirma.

 

QUAIS ESPÉCIES?

Para decorar uma estante, por exemplo, Karina recomenda a árvore-da-felicidade ou bambu-da-sorte. O lírio-da-paz também pode ser usado, pois leva bons fluidos e absorve poluentes. “Essa planta não precisa de muitos cuidados e gosta de luz indireta. Pode ficar até em um belo vaso no chão ou na prateleira”, ensina.

Ela complementa:

“A lavanda e a camomila também são indicadas. A primeira precisa de luz indireta e pouco vento, enquanto a segunda precisa de terra úmida, mas sem encharcar”, explica Karina. Como são espécies calmantes, podem ser colocadas em vasos perto do berço ou da cama – em distância segura para evitar acidentes.

A paisagista Rayra Lira recomenda o antúrio e a espada-de-são-jorge. “O legal é deixar a terra das plantas à mostra, porque quando é molhada, libera aquele cheiro que é apaziguador e tranquilizante”, diz. Ela também aconselha o uso das suculentas, que são fáceis de cuidar – precisam apenas duas regas na semana.

 

ATENÇÃO!

Nem todo tipo de planta pode ser colocado no quarto, visto que algumas são tóxicas para crianças. “Não indico plantas e flores que liberam pólen, pois alguns bebês podem ter alergia”, alerta Karina.

As espécies jiboia, comigo-ninguém-pode e copo-de-leite também são venenosas para os pequenos.

De acordo com Rayra, é recomendável não colocar plantas que exalam muito cheiro, pois podem gerar alergias. “Evite as que possuem espinhos, como cactos, e espécies pendentes em que as folhas caem muito, como as samambaias. Elas liberam muita sujeira e ainda o há o risco de o bebê querer colocar algo na boca”, acrescenta a paisagista.

 

OUTROS CUIDADOS!

Sempre limpe as folhas para evitar o acúmulo de poeira e retire as que ficarem secas e amareladas. Também preste atenção no tamanho da planta: o ideal é investir nas ornamentais, que possuem entre 10 e 35 cm.

Outra saída é apostar em plantas e flores artificiais, que não precisam de nenhum tipo de manutenção.

O que você acha de incluir algumas plantinhas no quarto do bebê?

Fonte: Casa e Jardim

________

LEIA TAMBÉM:

 INSPIRAÇÕES: 1O QUARTOS LÚDICOS E COLORIDOS PARA CRIANÇAS. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

ADULTOS E CRIANÇAS: DICAS IMPERDÍVEIS PARA UM QUARTO LINDO E SEMPRE ARRUMADO. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.


Deixe um comentário