REVESTIMENTOS COM GEOMETRISMO SÃO TENDÊNCIA NA DECORAÇÃO

Triângulos, quadrados, retângulos e semicírculos – a partir de agora, as padronagens gráficas ganharão cada vez mais espaço para estampar superfícies cimentícias, de cerâmica, de madeira e até naturais.

A ideia é romper com a obviedade de paredes e pisos, criando uma decoração contemporânea, artística e com (muita!) personalidade.

Inspire-se com os projetos!

28

SIMPLICIDADE MODERNA

O casal de arquitetos Clara Reynaldo e Lourenço Gimenes – dos escritórios CR2 Arquitetura e FGMF Arquitetos, respectivamente – projetou sua casa em um terreno pequeno, de 4 x 30 m. A disparidade entre a extensão e a largura do lote fez com que a dupla investisse em soluções para dar a sensação de amplitude. Uma delas foi a opção pela cor branca para o revestimento: o ladrilho hidráulico, desenhado pelo artista plástico Fabio Flaks e executado pela Rochbeton, corre, na forma de um painel, pela cozinha, corredor, escritório e sala de TV. Como o desenho não deveria ser pesado, o artista criou a peça branca, 20 x 20 cm, com apenas duas linhas cinzas que se encontram em um dos lados, uma forte referência à arquitetura moderna brasileira. “A casa é minimalista, por isso a linha reta foi a opção mais adequada para este projeto”, diz a arquiteta.

29

EFEITO ESPECIAL

Como os moradores deste apartamento em São Paulo adoram cozinhar, a varanda deu lugar à cozinha gourmet. Para isso, as portas foram eliminadas, unindo o espaço ao estar com a ideia de formar um ambiente com os mesmos acabamentos e linguagem. “A escolha dos revestimentos partiu do piso da sala de tacos de madeira de sucupira”, diz a arquiteta Flavia Gerab Tayar. Com a integração, surgiu um desafio: escolher um revestimento que aguentasse o alto tráfego na cozinha e a incidência de sol. A solução foi usar piso frio – no caso, o Silestone da Cosentino cortado em réguas de 7 x 42 cm e compaginação escama de peixe, a mesma dos tacos da RB Pisos de Madeira. “Criamos um efeito em que não se enxerga onde começa um e termina o outro”, diz. A paginação, que ganhou cinco cores, avançou a parede a fim de protegê-la do rangetop (cooktop) da Viking. Armários com acabamento de laca e tampo de Corian, da Ornare, coifa da Tuboar, mesa de sucupira feita sob medida pela WV Design, bowls de Heloisa Galvão e da Collector, pássaros da Vitra e panela da Utilplast.

30

DUETO COORDENADO

Neste apartamento em Ipanema, a arquiteta Patricia Fendt, do escritório Desenho Brasileiro, escolheu este desenho no piso para dar um ar mais contemporâneo à cozinha. “Mesmo optando pelo ladrilho hidráulico (da Arte em Ladrilhos), que é um material mais tradicional, alcançamos esse resultado graças à paginação geométrica”, explica. Para formar uma bela composição, as paredes ganharam o revestimento de cerâmica branca da Atlas, de 5 x 10 cm, medida que remete ao formato de tijolos, porém com visual mais limpo, assim como os armários da Florense, o fogão de embutir da Electrolux e a coifa da Falmec. Uma bancada de madeira com janela divide a cozinha da sala de jantar para dar mais privacidade e flexibilidade à família.

31

DESENHO EXCLUSIVO

O painel de azulejos geométricos reflete a luz e leva alegria ao primeiro andar da cobertura dúplex, em São Paulo, SP. Antes uma varanda, o canto foi integrado ao living a pedido dos proprietários à arquiteta Paula Neder. Eles, que são cariocas, queriam que cada pavimento tivesse um pouco da bossa do Rio de Janeiro: no primeiro piso, uma homenagem a Itaipava e, no segundo, a Búzios. Assim, um perfume de serra paira neste ambiente, que tem tijolos aparentes pintados de branco, cadeiras Orquídea, de Rejane Carvalho, e mesa de nogueira adquirida na Novo Ambiente. Encomendado ao coletivo MUDA, o painel de azulejos com formas geométricas, que mede 2,15 x 2,25 m, entra como elemento de cor. “Gosto de trabalhar com detalhes que acrescentam conteúdo. Como é um elemento artístico e exclusivo, cria interesse e dá personalidade ao projeto”, explica.

32

REPETIÇÃO SURPRESA

A reforma da cobertura dúplex foi o mote para a escolha do detalhe geométrico que faz a diferença neste projeto do arquiteto André Becker. Antes no meio do apartamento, a escada foi mudada para o canto a fim de melhorar a circulação. “Esta parede tornou-se o ponto focal dos dois andares, por isso merecia um detalhe de impacto”, diz. O painel de madeira laqueada, executado pela Marcenaria Ipê, foi criado a partir da modulação da escada – degraus de 20 x 25 cm –, que se repete na parede. “Para paginar detalhes geométricos dentro de um projeto, acho importante buscar referências na própria obra: alinhamentos e diálogos que formem um elemento coeso”, finaliza.

Acompanhe o nosso blog e encontre lindas inspirações para você decorar a sua casa.

Fonte: Casa e Jardim


Deixe um comentário