SEGURANÇA E CUIDADO PARA OS BANHEIROS DE IDOSOS

Segurança, cuidado e atenção: quem já fez 60 anos ou costuma receber idosos em casa deve preparar os ambientes pensando na qualidade de vida e na prevenção de acidentes.

O banheiro, por ser um ambiente úmido e escorregadio, requer cuidado redobrado. Uma pesquisa feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) revelou um dado alarmante: 75% das lesões sofridas por pessoas com mais de 60 anos acontecem dentro de casa e, a maioria delas, no banheiro.

Você sabia, ainda, que o risco de morte de idosos por queda é seis vezes maior do que por doença? (clique aqui para saber mais)

Para que possamos diminuir esse número, precisamos seguir algumas orientações.

03

1. Barras de apoio

Devem ser instaladas perto da bacia sanitária e também do chuveiro, entre 1,10 e 1,30 metros de altura.

2. Bacia sanitária

Por uma questão de segurança, recomenda-se que seja fixada 10 centímetros acima da altura-padrão.

3. Piso

Além de antiderrapante, deve ter acabamento fosco e cor diferente da das louças para melhor visualização do espaço.

4. Torneira

Prefira os modelos com sensor eletrônico ou do tipo alavanca, pois são mais fáceis de manipular do que as peças esféricas.

5. Box

Deve ter, no mínimo, 80 centímetros de largura. Na área do chuveiro e na saída, use um tapete antiderrapante com ventosas.

6. Assento para banho

Na versão dobrável, permite que outros usuários tomem banho de pé.

Na residência da terceira idade, a regra de ouro é a prevenção de acidentes e a manutenção da autonomia a fim de que a velhice não seja sinônimo de doença e possa ser aproveitada plenamente. Para tanto, é fundamental investir na adequação dos ambientes para torná-los mais seguros (clique aqui para saber mais).

Fonte: Arquitetura e Construção


Deixe um comentário