Risco de morte de idosos por queda é seis vezes maior do que por doença

Em reportagem veiculada no dia 22 de maio pelo Jornal Hoje, da Rede Globo, a repórter Renata Capucci noticiou que a prevenção de quedas na terceira idade é fundamental – tanto nas ruas, quanto nos cômodos da casa. Isso porque pesquisadores acompanharam idosos internados em um hospital do Rio de Janeiro durante um ano e descobriram que o risco de morte em consequência de queda é seis vezes maior do que por doenças.

Algumas medidas simples, de acordo com a matéria, podem evitar acidentes em casa e na rua:

– É muito importante olhar por onde está caminhando para evitar buracos ou poças d’água, que levam a um escorregão que também causa diversos acidentes.
– As mãos devem estar livres, pois carregar sacolas pode prejudicar o equilíbrio.
– O ideal é que a bolsa seja a tiracolo e os sapatos confortáveis, com sola de borracha, já que a de couro escorrega.
– Em casa, algumas adaptações são necessárias. Nada de mesa de centro, nem de tapetinho de centro. O ideal é ter mesa redonda, sofá com encosto alto e com braço, que serve de apoio para o idoso se levantar e sentar.
– O móvel da cozinha deve deixar tudo ao alcance das mãos para evitar que se tenha que subir em alguma escada, algum banquinho, e por consequência cair.
– No banheiro é preciso ter ainda mais cuidado e ter barras de apoio, tanto no boxe, quanto no vaso sanitário. Sempre com um banquinho embaixo do chuveiro e um tapete antiderrapante.
– Manter sempre o telefone e a luminária perto da cama, ao alcance das mãos do idoso. A colcha nunca deve arrastar no chão, para evitar que ele tropece e caia.

Que tal colocá-las em prática?

Clique aqui e acompanhe a reportagem.


Deixe um comentário