SIGNIFICADO DAS CORES: PINTE O AMBIENTE COM A COR CERTA

Quer trazer uma sensação de conforto para o seu quarto ou aliviar a tensão do dia a dia nos espaços mais usados da sua casa?

Saiba que as cores, a partir de um significado próprio, podem estimular a nossa energia, despertar os nossos sentimentos ou, ainda, incentivar as nossas decisões.

Descubra, agora, a cor certa para pintar cada ambiente do seu lar.

LARANJA | Expande o seu pensamento

Essa cor vibrante aumenta a autoconfiança e incentiva que você se expresse com mais segurança. Use-a quando quiser se sentir mais jovem. Esse é o tom das risadas e comemorações.

Na decoração: Para começar a integrar a cor na sua casa, invista em detalhes. O escritório pode ganhar um mouse pad. Um pufe laranja cai bem no quarto das crianças. Na cozinha, as cadeiras ou até mesmo um quadro decorativo já são um bom começo.

80

VERDE | Prosperidade

A cor que remete à natureza também traz a sensação de conforto. Se você está buscando novos desafios e crescimento pessoal, aposte nessa matiz. Além disso, o verde ajuda a despertar o talento e inspira você a mostrá-los para o mundo. Quando pensamos em saúde também é esse o primeiro tom que vem em mente. Ele representa a nutrição e o equilíbrio do corpo. Use para rejuvenescer e aumentar o bem-estar físico e emocional.

Na decoração: Não tenha medo de apostar no verde. Pinte uma parede ou traga móveis, como cadeiras e mesa de centro, para o lar. Se o décor da sua casa permitir, a porta de entrada pode ganhar destaque com o tom. Caso prefira ser mais discreto, tigelas ou toalhas de banho são uma ótima opção.

81

LILÁS | Espiritualidade

Essa cor está ligada à espiritualidade e nos permite entrar em contato com o nosso eu superior. O lilás é o tom que encoraja a busca por novas perspectivas nas questões emocionais. E mais: aumenta nosso astral.

Na decoração: Para despertar compaixão nos amigos e familiares e estimular a conexão, nossa sugestão é apostar na cor nos ambientes externos.

82

AZUL ESCURO | Eficiência

Precisando tomar uma decisão? Essa é a cor que vai te inspirar. Ela limpa os pensamentos e ajuda a ter clareza sobre o que é dispensável e o que realmente importa.

Na decoração: Apesar de ser um tom forte, o azul escuro pode ficar ótimo na sala. Se preferir, aposte nos pequenos detalhes – bandejas e cestos de lixo dão um toque especial aos ambientes.

83

AZUL CLARO | Paz

Tranquilidade é a palavra-chave quando falamos em azul claro. Ele alivia tensões, traz calma para o lar e harmoniza as relações.

Na decoração: Sem medo de ousar, pinte paredes, invista em móveis, como cabeceiras e cadeiras, ou traga o tom para o lar nas cortinas. E, acredite, até o teto da casa pode exibir esse tom sem riscos.

84

ROSA | Amor

Todo mundo já sabe que essa é a cor do amor. Gentil e aconchegante, o rosa traz ternura e conforto mesmo nos momentos de transição.

Na decoração: Use na sala para trazer hospitalidade. Que tal um abajur, passadeira ou cortinas? Até uma taça de vinho rosa conta!

FÚCSIA | Força

Se estiver buscando um estímulo, essa é a cor que você procura. O fúcsia traz coragem e melhora a sua autoconfiança. Mas, cuidado para não exagerar no tom e acabar muito agitado.

Na decoração: A melhor opção é apostar em detalhes decorativos, como um baleiro, um quadro, almofadas ou um banco.

VINHO | Paixão

Essa é a cor que desperta o libido, melhora a timidez e previne o bloqueio de emoções que impedem você de se expressar.

Na decoração: O tom convida a viver a vida sem medo e incentiva o amor próprio. Pode surgir em um pufe, um abajur, almofadas ou até em um móvel. Aposte!

85

AMARELO | Foco

Pensou em amarelo, pensou em inteligência e agilidade mental. Essa é a cor que estimula boas conversas e o clareamento de ideias.

Na decoração: Traga o tom para as áreas de convivência do lar. Aposte em pequenos detalhes, como um lápis amarelo, caderno ou cadeiras.

GELO | Verdade

Busca relaxamento? Gelo é a cor para quem precisa desestressar, tem dificuldades para dormir e sonhar ou para quem gosta de meditar.

Na decoração: Por ser uma cor neutra brinque sem medo. Pode estar nos lençóis de cama, vaso, almofadas e nas paredes do lar.

86

Muito interessante, não é mesmo? Não custa nada cuidar com as cores para que o seu lar tenha ainda mais harmonia.

Fonte: Casa e Jardim


Deixe um comentário