SOFÁ: COMO EVITAR A PROLIFERAÇÃO DE ÁCAROS?

Invisíveis a olho nu, os ácaros ficam espalhados por diversos cantos da casa, como por exemplo, colchões, sofás, tapetes, carpetes e cortinas. Esses (minúsculos) seres indesejados podem causar alergias. Segundo Willian Tamara, fundador da rede Doutor Sofá, os ácaros gostam de umidade, calor e pouca luz, e se alimentam de resíduos de células mortas.

Diante disso, é importante manter os estofados sempre higienizados. Em geral, o ácaro fica retido entre as fibras da peça – e não em sua superfície. Para fazer a limpeza do sofá, o ideal é aspirar o local uma vez por semana, pois, um simples pó em contato com o estofado, vira fungo e, consequentemente, mofo.

Além disso, é importante deixar o ambiente ventilado diariamente. Outro ponto que merece atenção é em relação ao uso de mantas de sofá. “Elas apenas pioram a situação. Pode-se até utilizar como um item decorativo e trocar a posição frequentemente, mas nunca no sofá inteiro”, ressalta Tamara.

Como limpar o sofá para reduzir os ácaros?

Apesar do morador poder seguir algumas receitas com álcool e vinagre, por exemplo, e fazer sua própria mistura, Tamara ressalta que a higienização caseira é arriscada, pois pode gerar manchas permanentes e irremovíveis com o tempo. Para se ter uma ideia, o vinagre, que é muito utilizado na limpeza, tira o “grosso” da sujeira, mas não desinfeta, como muita gente acredita.

No entanto, em caso de acidentes superficiais, pode-se aplicar uma pequena quantidade de detergente neutro incolor com um pano úmido sobre o local afetado. Em seguida, a dica é retirar o excesso de água com um pano seco ou um papel toalha. “Nunca use esponja ou escovas, pois, dependendo da qualidade, pode agredir a fibra do tecido ou mesmo migrar a cor”, alerta.

Para evitar a proliferação dos ácaros, a recomendação é fazer uma limpeza profissional, que abrange o uso de produtos químicos bactericidas específicos e que não trazem prejuízos à saúde. “Com equipamento adequado, conseguimos higienizar até 5 cm abaixo da espuma para eliminar toda a sujeira e, também, possíveis odores penetrados com o tempo de uso”, finaliza Tamara.

Essa dica faz sentido pra você? Deixe o seu comentário! 🙂

Fonte: Delas – iG

_____

Leia também:

  • UM COCHILO GOSTOSO: CLIQUE AQUI E CONFIRA 5 REGRAS PARA ESCOLHER O SOFÁ PERFEITO.
  • ESCOLHA UM SOFÁ COLORIDO E TENHA UMA SALA CHEIA DE VIDA. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

Deixe um comentário