SUSTENTABILIDADE EM AÇÃO: 10 ATITUDES QUE AJUDAM A ECONOMIZAR ÁGUA

Nós precisamos falar sobre sustentabilidade. Sobre cuidado e proteção – ao meio ambiente, às pessoas, ao mundo. Mas, mais do que isso: nós precisamos agir. Correr atrás do prejuízo. Poupar, economizar.

Por essa razão, na hora de preservar os recursos naturais do planeta, vale investir nos pequenos gestos cotidianos.

Abaixo, confira algumas dicas que podem ajudar a usar a água de forma consciente em seu lar:

1. Nos dias quentes, faça a rega das plantas pela manhã ou à noite – para reduzir a perda de água por evaporação. A economia é de 48 garrafas de 2 litros por mês. No inverno, regue dia sim, dia não.

2. Para economizar água na hora de lavar a louça, limpe os restos de comida dos pratos e das panelas. Molhe tudo de uma vez e feche a torneira enquanto os ensaboa. Abra a torneira só para enxaguá-los. Acredite, o consumo de água cai de 117 litros para 20 litros.

3. Em residências ou condomínios, as piscinas que não estiverem sendo utilizadas precisam ficar cobertas. Assim, a perda por evaporação diminui em até 90%. Em uma piscina de tamanho médio, isso representa uma economia mensal de 3.785 litros de água – quantidade suficiente para atender uma família de quatro pessoas por cerca de um ano e meio.

4. Nada de jogar óleo de cozinha sujo pelo ralo! Além de entupir seu encanamento e deixar aquele mau cheiro na cozinha, um litro de óleo descartado de forma errada polui 25 mil litros de água. Procure uma cooperativa e encaminhe o resíduo para reciclagem. Você sabia que o óleo de cozinha usado pode ser transformado em sabão?

5. O lixo descartado de forma errada, como jogar um papel de bala pela janela ou no vaso sanitário, pode ir parar nos sistemas de abastecimento de água da cidade. O problema é que quanto mais suja estiver essa água, mais difícil (e caro!) fica para limpá-la para o uso da população.

6. Você sabe verificar quando o vaso sanitário está com vazamento? Essa é bem fácil: jogue pó de café nas laterais do vaso e observe. Se ele derreter ou desaparecer é sinal de que há vazamento na válvula ou caixa de descarga.

7. Dica para descobrir vazamento na instalação interna:

1º) Feche o registro do hidrômetro.

2º) Abra a torneira logo em seguida e espere toda a água escorrer. 3

º) Coloque um copo cheio de água na boca da torneira e observe.

Se a água do copo for sugada é sinal de que há vazamento no ramal que está ligado diretamente à rede.

8. Ao escovar os dentes por cinco minutos sem fechar a torneira são consumidos 12 litros de água. Reduza o gasto para meio litro só molhando a escova e usando um copo do líquido para enxaguar a boca!

9. Muitos acabam demorando até 30 minutos para lavar o carro. Com uma mangueira não muito aberta, o gasto é de 216 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício chega a 560 litros. Para reduzir, lave seu automóvel uma vez por mês com balde. Assim, o consumo cai para 40 litros.

10. Lavar roupa todo dia, que agonia! Ainda mais em tempos de economia de água. Deixe acumular o máximo de peças que puder e, só então, ligue a máquina de lavar. Se você tem tempo disponível, vale até lavar as peças na mão para evitar o desperdício. Outra dica é colocar um balde vazio perto do chuveiro quando estiver tomando banho. A água coletada ali pode servir para deixar as roupas mais sujas de molho antes da lavagem.

Que tal colocar essas dicas em prática? O meio ambiente agradece. As futuras gerações também.

Fonte: Casa e Jardim

_____

Leia também:

  • Consumo de água: mudanças de hábitos colaboram com o bem-estar ambiental. Clique aqui e saiba mais.
  • Aquecimento solar: tecnologia à serviço da sustentabilidade. Clique aqui e saiba mais.

Deixe um comentário