SUSTENTABILIDADE NA COZINHA: 7 DICAS PARA REDUZIR O LIXO

Sacolas e garrafas plásticas, bandejas de isopor, papel toalha, papel alumínio, guardanapos, caixas cartonadas. Esses são só alguns dos lixos que produzimos todos os dias na cozinha – sem contar, os restos orgânicos. A lista completa é quilométrica, mas não precisa ser – é o que afirma Cristal Muniz, criadora do site “um ano sem lixo” que, em 2015, se desafiou a zerar (ou ao menos reduzir drasticamente) a quantidade de lixo que produzia.

Que tal tentar colocar algumas dicas em prática para que você também possa fazer parte da turma que pensa no bem-estar do planeta? Comece pela cozinha, afinal, é lá que nós produzimos mais lixo.

1. Compre menos comida

Não precisa de uma planilha, mas recomenda-se que você tire um tempo para pensar o quanto você cozinha e quantas refeições você de fato faz em casa. A conta é simples e, comprando a quantidade certa você, automaticamente, joga muito menos comida e embalagens fora.

2. Evite coisas embaladas

01

Dizer não para os industrializados e ultra processados – que quase sempre vem cheios de embalagens – é um dos maiores desafios na hora de diminuir a produção de lixo. Mesmo assim, está longe de ser uma missão impossível. Comprando à granel e guardando potes de vidro e saquinhos de pano para levar os grãos e farinhas para a sua casa, você vai tirar o desafio de letra.

3. Leve sempre com você o trio: pote, guardanapo e copo

O truque simples pode te ajudar a evitar desperdícios diários que, às vezes, passam desapercebidos, como o de potes de sorvete ou de pratos e copos descartáveis, por exemplo. “Não acho que a culpa do desperdício é das pessoas, afinal é todo um sistema. Mas, hoje, me incomoda muito o uso único de itens plásticos, como canudos ou copos. Em poucos minutos a gente usa e já descarta”, comenta Cristal, lembrando que ter esses itens simples pode fazer toda a diferença.

4. Substitua a esponja

02

No lugar das esponjas de limpeza tradicionais, Cristal recomenda o uso de buchas vegetais, escovas com cerdas vegetais, que funcionam da mesma forma e são orgânicas, ou seja, não poluem o planeta quando descartadas.

5. Substitua o limpa-fogão por vinagre

Ao invés de comprar um ou mais itens de limpeza, você pode fazer uma mistura no fogão – sem utilizar nenhuma embalagem adicional e nenhum químico extra poluente. Basta polvilhar bicarbonato de sódio pela superfície, dar alguns sprays de vinagre e deixar agir por 5 minutos. Depois é só limpar com a bucha.

6. Pare de usar descartáveis

03

No lugar do papel alumínio, do papel filme, da toalha de papel e do guardanapo de papel, Cristal recomenda guardanapos de pano, toalhas de pano, potes para guardar os restos de comida na geladeira e panelas 100% de metal que possam ir ao forno e à geladeira. O popular galão de água, ou mesmo as garrafas pets, também podem ser substituídas pelo tradicional filtro de barro.

7. Tenha uma composteira doméstica

04

De todo o lixo que nós produzimos, mais da metade é aquele que chamamos de orgânico e que são conhecidos por não poderem ser reciclados. Mas, isso não é inteiramente verdade. Cristal, por exemplo, tem em sua casa uma composteira doméstica, que nada mais é do que um recipiente preparado para transformar seu lixo em adubo e retorná-lo de forma sustentável para a natureza.

Vamos contribuir com o bem do planeta? Se cada um fizer a sua parte garantiremos o futuro das próximas gerações com qualidade 🙂

Fonte: Casa Vogue

________

Se você quer saber mais sobre sustentabilidade e quer ter um lar sustentável, essas matérias também podem ajudar:

* Recicle, reutilize e conquiste um lar sustentável. Para saber mais é só clicar aqui.

* Lixo é valorizado como matéria-prima do futuro. Para ler, clique aqui.

* Empresário faz da sua casa um laboratório de sustentabilidade. Leia clicando aqui.


Deixe um comentário