TENDÊNCIA SUSTENTÁVEL: O QUE É UPCYCLE?

A cada dia, milhões de toneladas de resíduos são produzidos e descartados. Pior: muitas das embalagens e dos produtos não são devidamente projetados para serem reaproveitados ou para se decomporem facilmente. Todavia, o design, por meio da criatividade e aliado a uma infinidade de outros recursos, pode ajudar a minimizar os prejuízos.

POR UM DESIGN MAIS CONSCIENTE

Já está mais do que claro que os profissionais precisam pensar com inteligência – desde o início da concepção de projetos até as consequências da concretização de suas ideias. Em tempos tão incertos, de crises econômicas e ambientais, tendências sustentáveis têm dominado o campo das artes. Muitos profissionais têm tentado transformar coisas que provavelmente iriam para o lixo em novos itens.

O sistema de reciclagem, ou seja, de recuperação da utilidade de certos materiais ou produtos, é um bom começo, mas não o caminho ideal. Tanto no campo da moda, quanto da decoração de interiores, já existem empresas que vêm se especializando em UPCYCLING, uma prática em bastante crescimento nos Estados Unidos e, cada vez mais, no Brasil. A ideia mais certa para o futuro é essa: a utilização do redesign para o (re)aproveitamento das “sobras” do mercado.

O QUE É O UPCYCLE?

Upcycle é a alternativa mais sustentável que se tem hoje para o destino de resíduos. A ideia não é nova, mas o termo sim – ele surgiu nos anos 90 com o lançamento de um livro alemão de autoria do empresário Gunter Pauli – conhecido como o “Steve Jobs da sustentabilidade”. Depois, em 2002, foi incorporado na obra do arquiteto William McDonough e do químico Michael Braungart, titulada como ‘Cradle to Cradle: Remaking the Way We Make Things’.

Upcycle pode ser traduzido simplesmente como um tipo de “REUTILIZAÇÃO CRIATIVA”. É um jeito incomum, muito requerido por artesãos, de poupar o meio ambiente e conseguir peças mais sustentáveis. Para os criativos, basta um olhar diferente para os objetos antigos para se enxergar quais são as possibilidades para o futuro da humanidade. A ideia é pegar subprodutos, materiais de resíduos, produtos inúteis e indesejados e transformá-los, dando-os melhor qualidade, valor ou propósito (em relação ao que se tinha originalmente).

DIFERENCIANDO UPCYCLE DE RECICLAGEM

Reaproveitar algo não implica, necessariamente, em alterar as características originais. Porém, o problema da reciclagem é que, nesse processo, geralmente, os materiais são misturados com produtos químicos e suas qualidades técnicas tendem a ser perdidas. O resíduo perde valor, se tornando uma matéria-prima de segunda-mão. E isso é algo bem diferente do que se faz no upcycling – que seria quase um downcycling: conversão de materiais e produtos em novos materiais, só que de menor qualidade.

BENEFÍCIOS DO UPCYCLE

– menos quantidade de resíduos descartados na natureza;

– menos quantidade de lixo nos aterros sanitários;

– menos exploração de petróleo, de madeira, de minério e mais;

– redução do uso de matérias-primas e recursos naturais para a fabricação de novos produtos;

– redução da emissão de gases poluentes causadores do efeito estufa.

Vamos adotar esse hábito de vida e, assim, contribuir com o bem do planeta?

Fonte: Blog da Arquitetura

_____

Leia também:

  • SUSTENTABILIDADE EM AÇÃO: 10 ATITUDES QUE AJUDAM A ECONOMIZAR ÁGUA. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

  • MARCA LANÇA MÓVEIS PARA CRIANÇAS COM BRINQUEDOS RECICLADOS. CLIQUE AQUI E ENCANTE-SE.


Deixe um comentário