TRILHO ELETRIFICADO: O QUERIDINHO DOS NOVOS PROJETOS ARQUITETÔNICOS

Já ouviu falar no trilho eletrificado? Queridinho dos projetos de iluminação, a peça, bastante prática, consiste em uma haste metálica responsável por abrigar a fiação elétrica e sustentar spots ou plafons de diversos tipos, ângulos e aberturas. Aliás, flexibilidade é a palavra que melhor define a estrutura. Nela é possível modificar a posição, foco e quantidade de spots de modo a adaptar a iluminação a possíveis mudanças no espaço.

“Os trilhos costumam ser mais explorados em salas de estar e quartos, onde podem enfocar de maneira criativa e inusitada desde móveis a quadros e acabamentos, mas servem bem a qualquer tipo de espaço, com exceção daqueles sujeitos a intempéries ou vapor d’água, como áreas externas e banheiros”, alerta Gabriela Tiemi, analista de design e tendências da Yamamura.

Por ser uma peça técnica que não sai de moda e possui instalação fácil e simples, é a favorita daqueles que querem ousar na iluminação sem passar pelo quebra-quebra das reformas. “Apesar do seu design neutro, ele pode ganhar protagonismo na decoração mesmo em suas versões de fábrica – no branco, preto e prata – ao combinar, por exemplo, um trilho preto ao teto branco ou prata ao cimento queimado, em uma pegada industrial”, sugere Nicole Gomes de Azevedo, arquiteta e superintendente da Labluz.

O uso do trilho deve ser proporcional aos pontos focais a serem trabalhados e à dimensão do espaço. “Em termos gerais, se um ambiente tiver 3×3 m, por exemplo, o tamanho ideal de trilho a ser utilizado é de 2 m para que exista uma sobra de 50 cm de cada lado do trilho até a parede”, explica Gabriela. “A quantidade e tipos de spots ou plafons varia de acordo com o gosto pessoal do indivíduo de ter um ambiente mais aconchegante ou um local mais iluminado e funcional”.

Como os spots trazem uma luz mais direcionada, há de se considerar a necessidade de um segundo circuito (dependendo do ambiente). “Em escritórios, a gente opta por ter também uma luminária mais próxima à mesa de trabalho. Já uma área para maquiagem, por exemplo, pede por uma luz difusa para tirar toda a sombra do rosto”, afirma Nicole.

Para se inspirar, confira 3 projetos que usam trilhos eletrificados com spots direcionáveis na iluminação.

Projeto 01

O recorte no forro de gesso é o que secciona o estar deste apê, assinado pelo escritório SuperLimão Studio. Os spots direcionáveis encaixados no trilho retangular tornam a decoração mais descolada, dando ares de sala de jogos ou até pista de dança.

Projeto 02

Junto à retirada do forro do teto, que expôs a laje nervurada, a escolha do escritório AR Arquitetos pelo trilho com spots cênicos moderniza o piso de tacos com paginação de espinha de peixe. Voltados para o teto, os spots criam uma iluminação dinâmica, assim como o desenho dos fios na parede de entrada.

Projeto 03

O décor deste apartamento transita entre a rusticidade acolhedora da madeira e a brutalidade do concreto exposto no teto. A reforma assinada por Renata Gaia e o escritório Vapor Arquitetura deixou a laje descoberta para ampliar o pé-direito. Enquanto o trilho com spots cênicos e os canos aparentes valorizam a pegada industrial, uma trepadeira os envolve para dar charme.

Qual projeto vai ao encontro do que você procura?

 Fonte: Casa e Jardim

________

Leia também:

  • PROJETOS QUE INSPIRAM: A ILUMINAÇÃO COMO DESTAQUE EM UM APARTAMENTO. CLIQUE AQUI E CONFIRA.
  • DIRETA, INDIRETA OU DIFUSA: ILUMINAÇÃO CORRETA VALORIZA OS AMBIENTES DA CASA. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

Deixe um comentário