Um local de grandes espetáculos: Arena Jaraguá será palco do UFC

O espaço multiuso, construído pela Proma Construções, foi considerado pela organização do Ultimate Fighting Championship como o terceiro melhor equipamento para eventos do Brasil

Foram mais de 840 toneladas de aço, 170 mil unidades de blocos de concreto, 910 chapas de vidro e o equivalente a 40 mil sacos de cimento para erguer uma obra pública grandiosa. Motivo de orgulho para a cidade, a Arena Jaraguá foi construída em apenas 18 meses pela Proma Construções. “O sucesso do empreendimento é fruto do modelo de gestão da obra elaborado pela equipe da construtora. Iniciamos em novembro de 2005 e em maio de 2007 entregamos, orgulhosos, a praça esportiva para a comunidade jaraguaense”, explica o diretor Paulo Obenaus.

Obenaus recorda que um grupo de arquitetos de Jaraguá do Sul, estimulado por um empresário de uma grande indústria local, elaborou o moderno projeto arquitetônico, que, posteriormente, foi doado para a prefeitura com o intuito de antecipar o processo de licitação para a construção da arena. “Incentivada por empresários do município, a Proma aceitou o desafio porque queria valorizar ainda mais a cidade que a acolheu”, destaca.

Passaram-se em torno de 90 dias entre a publicação do edital e a entrega da proposta para a prefeitura. “A equipe técnica se empenhou muito para que todas as etapas fossem elaboradas dentro das normativas. A Proma, única construtora de Jaraguá do Sul que participou da concorrência, venceu a licitação pública com 1% de diferença do segundo colocado. Foi o coroamento de todo o processo de planejamento. Na hora do resultado eu pensei ‘Ganhamos! E agora?’, mas, desde o início, estávamos muito preparados”, garante.

A Arena Jaraguá é um dos maiores espaços multiuso do Brasil. São aproximadamente 21 mil m² de área construída, 24 banheiros, dez cabines de transmissão, 22 camarotes e 7500 cadeiras para o público prestigiar eventos poliesportivos e culturais, feiras, congressos e shows. O ginásio é palco de grandes espetáculos, nacionais e internacionais, a exemplo das partidas da Liga Nacional de Futsal e, agora, do UFC (Ultimate Fighting Championship), que acontecerá no dia 18 de maio e colocará o município no seleto grupo que já recebeu o evento, que tinha apenas Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. “Essas ocasiões em que a casa está cheia nos enchem de orgulho, porque é muito gratificante ver as pessoas aproveitando os momentos em um local que a sua empresa construiu”, afirma Obenaus.

Equipe Técnica: Paulo Obenaus – Diretor | Roberto Reis – Orçamento | Jorge Correa de Sá – Responsável Técnico | Fausto Goetten – Gerente de Obra | André Bauerle – Técnico de Edificações | Projeto Estrutural: Jorge Mayerle | Projeto Elétrico: Luiz Antonio Negri Projeto Hidráulico: Ricardo Meyer


Curiosidades

• A Arena Jaraguá tem 20.637,00 m2 de área construída e a obra foi entregue para a comunidade jaraguaense em apenas 18 meses (início em novembro de 2005 e término em maio de 2007).

• A Arena Jaraguá é uma obra pública e, portanto, foi construída após um processo licitatório, em que a Proma Construções venceu por 1% de diferença do segundo colocado.

• No dia 24 de maio de 2007, as seleções do Brasil (que tinha como base o time da Malwee) e dos Estados Unidos realizaram a primeira competição esportiva na Arena Jaraguá. O amistoso, promovido pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão, serviu como preparativo para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

• A Arena Jaraguá também já recebeu a elite do vôlei feminino. As seleções do Brasil e da Sérvia, que na época era a campeã europeia, se enfrentaram em junho de 2007 em um dos maiores espaços multiuso do país.

• A Proma Construções foi a única construtora de Jaraguá do Sul que participou da concorrência da licitação.

• Uma das dificuldades encontradas durante a construção da Arena Jaraguá foi a quantidade de rochas. Foi necessário fazer várias detonações para rebaixar os níveis de elevação e fazer a implantação das fundações. A parte mais alta tinha 8m de altura.

• Como a Arena Jaraguá é em forma de anel, os cofres para receber o apoio dos pilares pré-moldados tinham que ser executados com muita precisão. Para isso, uma equipe de topografia ficava permanentemente no local da obra.

• Certa vez, a obra ficou preenchida com 13 carretas que esperavam ao mesmo tempo para descarregar peças de estruturas metálicas e de concretos pré-fabricados.

• Os pilares de sustentação da viga de 64m de vão livre tinham 27m e, por isso, tiverem que ser transportados em duas carretas. A união dos pilares aconteceu na própria obra.

• Para suspender a viga de 64m de vão livre foram necessários três guindastes.

• As telhas metálicas que cobrem a Arena são do tipo sanduíche com poliuretano, específicas para o isolamento térmico e acústico.

• Os vidros da Arena são termoendurecidos e temperados.

• O piso da Arena foi projetado para receber eventos poliesportivos, permitindo, inclusive, a montagem de uma quadra de tênis de saibro.

• Alguns números para a construção de uma obra pública grandiosa: mais de 840 toneladas de aço, 170 mil unidades de blocos de concreto, 910 chapas de vidro termoendurecido e temperado, 15 mil m² de piso de concreto alisado, 11 mil m² de telhas sanduíche de poliuretano e o equivalente a 40 mil sacos de cimento.

• Todos os registros dos banheiros foram projetados com o sistema antivandalismo, igual ao usado nos projetos dos grandes estádios.


Fotos da construção:

Janeiro de 2006


Fevereiro de 2006
Maio de 2006
Julho de 2006
Setembro de 2006
Maio de 2007


Deixe um comentário