VALORIZE OS AMBIENTES USANDO UMA ILUMINAÇÃO ADEQUADA

Iluminação é tudo! Tudo mesmo.

Um espaço bem planejado, para ser confortável e sofisticado, precisa muito mais do que móveis bonitos, quadros, plantas, paredes diferenciadas e por aí vai. Isso porque, nada faz sentido se a iluminação não valorizar cada escolha e não ir ao encontro do clima que você quer oferecer em cada cômodo.

Está achando isso tudo muito complicado? Que nada!

A designer de interiores Cristina Barbara listou algumas dicas para você escolher a melhor iluminação para o seu lar.

Confira!

Iluminação de tarefas 

94

Como o próprio nome diz, é usada em áreas onde se realiza algum tipo de trabalho (ler, escrever, cozinhar, lavar, jogar, etc.). A colocação da luminária requer alguns cuidados para que não produza sombras e nem atrapalhe a atividade. Para ler e escrever, por exemplo, utiliza-se, em geral, luz bem difusa e abundante, vinda por cima dos ombros ou pela lateral.

Iluminação geral 

95

Este tipo vai ajudar você a definir melhor o espaço e torná-lo visualmente confortável. Quando é direcionada, ilumina melhor os planos de trabalho (mesas, bancadas e balcões), tornando o uso da luz mais eficiente e mais econômica.

Iluminação indireta 

96

Abajures ou arandelas são alguns responsáveis por esse tipo de iluminação, proporcionando aconchego e conforto visual conforme clareia paredes e teto. A luz é instalada no chão, no gesso ou até no forro, refletindo, sem atingir diretamente, na região que precisa ser iluminada.

Iluminação de destaque 

97

Sabe aquele móvel lindo que você herdou da família ou aquela peça de design que é a sua preferida da casa? Existe a opção de dar mais destaque para esse item com a iluminação. Aposte na luz extra focalizada!

Iluminação da área externa 

98

Do lado de fora da casa vale destacar as espécies do seu jardim. O ideal é uma iluminação no piso focando a planta. Escolha uma parede para priorizar e, se possível, ressalte as luzes com lâmpadas AR. Para área externa devem-se usar lâmpadas blindadas. Não fique preocupado em iluminar tudo, devem-se escolher somente os principais pontos.

Incrível como a iluminação adequada tem o poder de transformar o ambiente!

Fonte: Casa e Jardim


Deixe um comentário