5 DICAS PARA VOCÊ HIGIENIZAR SEUS TRAVESSEIROS

Passamos cerca de um terço de nossas vidas dormindo, então é indispensável manter a cama limpa, concorda?

Enquanto você está sonhando, seu travesseiro está absorvendo suor, óleo, alérgenos e células mortas da pele. Nem tudo se acumula imediatamente: a fronha é uma ótima linha de defesa – mas, a cada seis meses, seus travesseiros estarão prontos para uma boa lavagem.

As dicas abaixo são de Melissa Danielson, membro da equipe de desenvolvimento de produtos da empresa americana Casper, e de Rebecca Litwin, fundadora da Down Etc. Confira!

1. AVALIE O TIPO DE TRAVESSEIRO QUE VOCÊ TEM

“Antes de jogar qualquer travesseiro sujo na lavagem, é importante reconhecer o tipo de preenchimento que ele tem”, diz Danielson. A chave para mantê-lo limpo é saber quais cuidados cada material exige: os de espuma com memória (modelo que mantém a forma do travesseiro por mais tempo) diferem de travesseiros de plumas, de penas ou de penugem.

Então, caso não se lembre qual comprou, verifique a etiqueta de cuidados do produto. Lá, você também encontrará as instruções de limpeza específicas e como ele deve ser lavado: em água morna ou fria. Também é uma boa ideia averiguar se há rasgos no tecido. Como Danielson adverte: “você não vai querer que o enchimento entupa sua lavadora”.

2. COLOQUE TRAVESSEIROS DE ALGODÃO, PENAS, PENUGEM E ENCHIMENTO DE FIBRA OU DE PENUGEM NA MÁQUINA DE LAVAR

Você pode estar se perguntando: travesseiros podem ir na máquina de lavar? A resposta é: geralmente, sim. Caso sejam preenchidos com algodão, penas, penugem ou alternativas, como enchimento de fibra, são todos laváveis.

O próximo passo é garantir que a lavagem não os estrague. Seguir as instruções da etiqueta é a decisão mais segura. Outra opção é lavá-los em um ciclo suave com água fria. Embora a água morna ou mesmo quente possa ser usada, às vezes ela pode encolher o tecido, especialmente no caso de travesseiros de plumas, então a água fria sempre será uma aposta segura.

Use um detergente suave, mas se você planeja usar alvejante, proceda com cuidado. Não é uma proibição imediata, mas pode enfraquecer o tecido do travesseiro, portanto, evite despejar uma grande quantidade do produto químico.

“Para evitar cargas distribuídas de forma desigual, sempre jogue dois travesseiros de cada vez”, diz Danielson. Outra dica é definir seu ciclo de secagem para uma velocidade mais alta para ajudar a remover o excesso de água. Idealmente, tente colocar seus travesseiros em uma máquina de lavar frontal sem agitador. Litwin não recomenda colocar travesseiros em uma secadora com agitador. No entanto, se essa for a sua única opção, posicione-os na vertical para reduzir a chance de danos.

3. REMOVA AS TAMPAS DE ESPUMA DE MEMÓRIA E ASPIRE

Travesseiros de espuma de memória exigem mais delicadeza. “Eles precisam de atenção extra quando se trata de limpeza”, diz Danielson. A espuma pode rasgar facilmente em uma máquina de lavar.

Como qualquer outro tipo de travesseiro, é sempre uma boa ideia ler as instruções, mas, em geral, “opte por lavar nas mãos ou aspirar o local”, aconselha a profissional. Também é recomendável que você faça essa limpeza profunda com um pouco mais de frequência do que faria com outros tipos de preenchimento – neste caso, a cada três meses.

Comece tirando a capa removível – você pode lavá-las na máquina com seu detergente normal. Se a espuma interna for uma peça única, use um aspirador para remover qualquer sujeira ou poeira que possa ter se acumulado. “Para lavar à mão, encha o tanque com água e pouca espuma com detergente neutro”, diz Danielson. Você vai querer submergir o travesseiro e permitir que a solução de água e sabão em pó penetre completamente.

4. SEQUE SEUS TRAVESSEIROS

Depois de limpar todos os travesseiros, é hora de secá-los. Os travesseiros de espuma obrigatoriamente precisam secar naturalmente, pois a espuma pode facilmente pegar fogo quando exposta ao calor. Então, encontre um lugar em sua casa – idealmente fora, se não estiver muito úmido – para pendurá-los e deixá-los arejar completamente. “É muito importante secá-los bem para evitar mofo”, explica Litwin. O processo de secagem pode levar pelo menos algumas horas, mas sempre valerá a pena.

“Travesseiros de penas e penugem podem ser secos em uma secadora sem aquecimento, secagem ao ar ou secagem baixa”, observa Danielson.

5. CONSIDERE MEDIDAS EXTRAS PARA MANTER OS TRAVESSEIROS LIMPOS POR MAIS TEMPO

Se lavar os travesseiros não estiver no topo da sua lista de tarefas, certifique-se de pelo menos lavar as fronhas regularmente. Esta é uma ótima maneira de prolongar o tempo entre limpezas mais profundas. Protetores ou capas de travesseiro também podem ser um investimento valioso para evitar que eles fiquem sujos muito rapidamente. Litwin recomenda procurar aqueles que tenham zíperes, de preferência escondidos. “É muito mais fácil tirar o protetor e jogá-lo na máquina de lavar do que lavar os travesseiros”, diz ela.

Se você tem manchas ou cheiros que simplesmente não saem com a lavagem, provavelmente é hora de substituir seu enxoval. Caso contrário, com manutenção e cuidados adequados, seu produto deve durar anos.

Dicas incríveis para você ter bons sonhos com um travesseiro limpo e cheiroso! Gostou?

Fonte: Casa Vogue

LEIA TAMBÉM:


Deixe um comentário