ADEUS, MOFO! COMO LIMPAR A CASA NO INVERNO?

Não há como negar que o inverno dá uma preguicinha, principalmente para os afazeres domésticos.

No entanto, os dias mais frios pedem cuidados e é preciso arregaçar as mangas!

Como é comum deixar a casa mais fechada e há menos sol, o acúmulo de poeira e o mofo são problemas frequentes nesta época do ano. Fique atento! Uma casa empoeirada e mofada desencadeia alergias e problemas respiratórios.

A dica da especialista Thabata Lima é procurar acessórios e utensílios que facilitem a vida. Há diversos produtos no mercado que dispensam ou diminuem o uso de água, por exemplo, e são ótimos para serem manuseados no frio.

Ela cita como exemplo os utensílios de limpeza com alta capacidade de absorção de pó, como os panos feitos de microfibra. Segundo a especialista, esse tecido consegue reter as pequenas partículas, evitando que a poeira se espalhe ainda mais pelo ambiente. Esses panos podem ser usados secos ou úmidos.

É possível encontrar também espanadores de microfibra. Os tradicionais apenas retiram a poeira da superfície, espalhando-a para outros lugares. Aqueles feitos com microfibra não – eles absorvem a poeira.

Outro utensílio interessante é o MOP, uma espécie de esfregão. “Em vez de usar panos e baldes, o utensílio recolhe a sujeira, limpa, dá brilho e evita uma das maiores reclamações do tempo frio: o contato com a água gelada”, afirma Thabata.

Dicas para o dia a dia

As suas roupas demoram muito mais para secar ou aquele casaco que você adora está com uma mancha de mofo? A personal organizer Juliana Faria tem algumas dicas.

Se o seu problema é da roupa que demora a secar, Juliana indica utilizar no último enxague um bactericida, principalmente quando lavar toalhas e calças jeans, que têm o tecido mais grosso. Isso evita que as peças fiquem com cheiro desagradável.

Na hora de pendurar as roupas, observe se as varetas do varal estão na posição perpendicular à janela. “Caso contrário o vento não conseguirá passar por todas as peças, dificultando o processo de secagem”, diz.

O modo como irá dispor a roupa no varal também ajuda. “Calças de tecido mais grosso devem ser penduradas do lado avesso e pelas pernas, assim a parte dos bolsos e do zíper recebem maior ventilação e, por consequência, secam mais rápido”, explica.

Já para evitar o mofo, causado pelo excesso de umidade e pela falta de ventilação, é preciso deixar o ambiente arejado, mesmo no frio. Por isso, abra as janelas.

Já para roupas com manchas de mofo a dica é quarar no sol. “Lave a peça na máquina. Depois, coloque a peça ao sol e vá molhando em cima da mancha, sempre que secar, com uma mistura de sabão e água”, detalha Juliana. “Às vezes, é necessário ficar o dia todo ao sol. No final do dia, lave a peça com água quente e, se restar algumas manchas, repita o processo”, completa.

Agora, coragem! Você merece uma casa limpa em todas as épocas do ano.

 Fonte: Delas – iG

____

Leia também:

  • Clique aqui e confira mais dicas para evitar o mofo nas roupas.
  • Como acabar com o mofo dentro do armário? Clique aqui e saiba mais.

Deixe um comentário