BANHEIRA DE IMERSÃO OU DE HIDROMASSAGEM: QUAL É A MELHOR OPÇÃO?

Sinônimo de relaxamento e bem-estar, a banheira é o sonho de consumo de muita gente. Mas, qual é o modelo ideal para o formato e o tamanho de cada banheiro?

A arquiteta Fernanda Andrade explica que, mesmo em casas e apartamentos que não tenham a banheira em seu projeto original, é possível inseri-la no ambiente – mas, com alguns cuidados. Além da preocupação com as dimensões, o item requer atenção nas partes hidráulica e elétrica, principalmente para evitar vazamentos.

Qual banheira escolher: de imersão ou de hidromassagem?

Na hora de escolher o tipo de banheira, a arquiteta Estela Netto explica que depende do estilo de cada cliente – não há uma melhor do que a outra e, por isso, a escolha vai variar de acordo com o perfil de cada um.

“A banheira de imersão não tem motor. Esse modelo tem grande apelo estético, em sua maioria. Já as de hidromassagem são muito confortáveis e possuem diversos recursos disponíveis”, expõe.

Fernanda detalha que a demanda pela de imersão é maior por ser mais simples de instalar, uma vez que não precisa de estruturas metálicas e de alvenaria. “Ela é apoiada no piso e, portanto, não precisa de ponto de esgoto ou de água para ser instalada. Hoje em dia, ela tem sido muito usada por apresentar um design diferenciado e deixar o ambiente mais charmoso”, detalha.

De acordo com a profissional, as banheiras de linhas retas e formas limpas são mais indicadas para decoração no estilo moderno. Já as de linhas curvas e desenhos vitorianos (com referência ao início do século XIX), por sua vez, proporcionam requinte ao ambiente.

Qual o melhor material?

Em se tratando de modelos e materiais, o que não faltam são opções no mercado. Atualmente, as banheiras são feitas de quatro elementos. Entenda:

Acrílico

Por oferecer várias opções de formatos e modelos, é muito recomendada pelos profissionais da área, além de trazer um ótimo acabamento. Entre os benefícios, destaca-se por manter a temperatura da água por mais tempo, material com mais brilho, resistente à produtos químicos e fácil de limpar.

Gel coat

É um tipo de resina ou gel de revestimento que, ao endurecer, fica com aspecto de louça sanitária. A boa notícia é que esse modelo é leve e resistente. Por outro lado, possui menos brilho do que o acrílico, mas permite reparos em trincas e furos. É mais barata e poder ser fabricada em várias cores.

Quarrycast

É a mistura de rocha vulcânica bem moída com resina. Quando é de cor branca, a original, não amarela e nem perde brilho, mas pode ser encontrada em outras tonalidades. Além disso, mantém o calor da água por mais tempo. Este material é uma inovação no setor e é usado em banheiras do tipo imersão.

Madeira

Os ofurôs são inspirados em banhos da cultura japonesa, nos quais o corpo fica imerso em água quente até os ombros. O cedro é uma boa opção de material, pois apresenta grande resistência.

Fernanda esclarece que, entre todas as opções listadas acima, a mais recomendada é o acrílico, que pode ser usada tanto na banheira de imersão quanto na de hidromassagem.

Qual é o seu modelo de banheira preferido?

Fonte: iG

_______

Leia também:

  • BANHO RELAXANTE E DIGNO DE SPA EM CASA? CLIQUE AQUI E CONFIRA 5 DICAS.
  • POR QUE IMPERMEABILIZAR O BANHEIRO? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

Deixe um comentário