COMO ESCOLHER A MESA DE CENTRO PARA A SALA?

Na hora de escolher o mobiliário para a decoração da casa, a mesa de centro é um item que não pode ficar de fora. Concorda? Além de contribuir com a estética, o móvel é funcional e serve para acomodar objetos decorativos.

Para escolher a mesa de centro, o primeiro passo é considerar as medidas do ambiente. “Hoje, há uma infinidade de formatos, cores e materiais, como vidro, metal, madeira e acrílico. Vale escolher um modelo bem imponente ou ousar mesclando diferentes tipos e alturas”, explica a arquiteta Fernanda Takadachi.

A recomendação é deixar, no mínimo, um espaço de 60 cm entre a mesa e o sofá – para não prejudicar a circulação no cômodo. Além disso, o móvel deve ser menor ou da mesma altura dos assentos do sofá. Errar nesse cuidado poderá dificultar a rotina das pessoas e causar desconforto visual.

MATERIAIS RECOMENDADOS E A ESCOLHA DO FORMATO

Apesar de não existir uma regra que determine o material mais adequado, é necessário pensar na sintonia com o restante da decoração. Em geral, a madeira bruta cai bem, principalmente em ambientes de atmosfera rústica. Se a busca é por um design contemporâneo, vale pensar nos modelos espelhados ou nas madeiras laqueadas. “Se a ideia for investir numa peça imponente e escultural, há peças lindas feitas de vidro”, sugere a arquiteta Ana Paula. Existem, ainda, as alternativas feitas de pedras, como o mármore (muito comum em espaços clássicos).

Em relação ao formato, a maioria dos modelos é quadrado ou retangular, mas nada impede em investir em outros desenhos. Para isso, alternativas ovais, triangulares e hexagonais trazem descontração à decoração.

PLANTAS IDEIAS PARA CADA TIPO DE MESA

Oval

Nesse estilo, a recomendação é mesclar diferentes texturas e, para deixar mais moderno, sementes e frutas também. Os vasos e suportes não devem ser quadrados ou retangulares. As flores mais indicadas, por sua vez, são: peônias, hortênsias, boca-de-leão, eucalipto e folha de oliveira.

Redonda

A mesa de centro redonda pede um estilo mais clássico. Opte por potes e suportes redondos, seguindo o formato da mesa. As espécies mais indicadas são: rosas (graúdas ou minis), peônias, astromélia, tulipas, lírios, lisianto, ortênsias, viburnum, boca-de-leão. Bowls com orquídeas também são bem-vindos.

Quadrada

O estilo pode ser clássico ou contemporâneo. A escolha do formato dos vasos ou dos suportes vai do gosto de cada um. Para combinar, use espécies com pétalas mais arredondadas, como rosas, peônias e astromélia. Para sair do clássico, opte por samambaia, aspargo e folha de oliveira.

Retangular

Pode seguir o mesmo conceito da quadrada, mas com arranjos mais alongados.

Você sabia como escolher a mesa de centro ou esse post vai ajudar no seu projeto?

Fonte: Delas – iG

_____

Leia também:

  • Clique aqui e faça você mesmo: mesa de canto com papelão.
  • Seja livre para decorar a sua casa: clique aqui e saiba mais.

Deixe um comentário