CUIDADO! ISOLAMENTO TÉRMICO DE LAREIRAS REQUER ATENÇÃO

Ter uma lareira em casa requer atenção e cuidados – tanto na hora da compra, quanto da instalação e, posteriormente, da manutenção.

Confira as dicas de alguns fabricantes:

Barreira térmica

É possível ter uma TV acima da lareira? Sim, mas, atenção! “Entre elas deve haver uma barreira com material que resista bem às altas temperaturas, como tijolo, concreto e pedra”, explica Marcio Gemignani, da Largrill. “Se usar vidro, prefira as chapas temperadas com 10 mm de espessura ou mais”, completa Cristiane, da Construflama.

Erros comuns

Comprar a lareira pela internet e instalá-la sem orientação técnica configura um dos erros mais sérios, apontam especificadores e fabricantes. Outro equívoco: embutir a peça sem considerar o espaço para a dilatação. “O nicho não pode ser muito justo. O ideal é deixar 1 cm de vão de cada lado, pois a lareira ‘aumenta’ com o calor”, explica Cristiane.

Segurança

A maioria dos produtos a álcool acompanha hastes metálicas para acender – e apagar – sem riscos. Para as opções a gás, algumas empresas dispõem de um controle remoto com sensor capaz de perceber a luz emitida pela labareda: em caso de ausência de fogo, ele interrompe o funcionamento.

Agora, é só você escolher a sua lareira e planejar um ambiente quentinho para os dias frios.

Fonte: Arquitetura e Construção

____

Leia também:

  • Projeto de interiores: clique aqui e confira 5 inspirações com pedras naturais.
  • Dicas: clique aqui e saiba como integrar a televisão à decoração.

Deixe um comentário