INSPIRAÇÃO: ADEGAS QUE CABEM EM DIFERENTES ESPAÇOS E ORÇAMENTOS

Os vinhos são um convite para estarmos na companhia de quem a gente ama. Mas, sabia que a maneira como você guarda a bebida e até como limpa a adega pode fazer toda a diferença na hora da degustação? Quem ensina é o enólogo Alcioni Dümes, formado pela H. L. K. B. Heilbronn, na Alemanha, que já soma 18 anos de experiência na área e também atua como professor do curso de Sommelier do Centro Europeu.

“Se for em apartamento, a primeira lição é manter a adega longe do elevador. A gente pode não perceber, mas as trepidações não são boas para o vinho”, ensina Dümes. “A luminosidade não pode ser exagerada. O ideal é que se tenha pouca luz natural, pois ela contém raios UV que contaminam o vinho, deteriorando sua estabilidade.” Prefira luzes amarelas, frias e indiretas na adega, e, de preferência, que só se acendam quando for fazer uso do espaço. Assim, a interferência será mínima no vinho.

O indicado também é que o espaço seja climatizado, com temperatura entre 14 e 16 graus e umidade de até 70% para não ressecar a rolha e não criar bolor no rótulo e no vinho. Se estiver em dúvida de como organizar sua adega, a dica é deixar os vinhos sempre deitados e categorizar o espaço como uma biblioteca, com identificadores. Dessa forma, vai ser bem mais fácil de procurar qualquer vinho da sua coleção. “O cliente pode separar como achar melhor: onde tem os chilenos, os brancos, os rosés, por ordem de país ou por grupo, como os mais leves ou os mais encorpados”, sugere o enólogo.

Mas, atenção para o segredo que pode definir o sucesso ou o fracasso dos seus vinhos: prefira não colocar nada com cheiro na adega, como sachês, nem usar produtos de limpeza com odor forte. “O vinho respira através da rolha e pode ser contaminado com o ar do ambiente”, alerta Dümes. Por isso, opte por panos úmidos e detergentes neutros na hora de higienizar o espaço.

Se ainda não foi possível montar sua própria adega dos sonhos, não se preocupe. As adegas elétricas dão conta do recado. De acordo com o professor, elas funcionam bem, garantindo temperaturas adequadas e estabilidade. “Elas funcionam pela lei da física. O ar frio é mais pesado e fica na parte inferior, lugar ideal para deixar os brancos e rosés. Na parte de cima, onde é um pouco mais quente, guarda-se os tintos”, explica.

Possibilidades de interação

Já se foi o tempo em que a adega ficava escondida de todo o resto da casa. Com as novas tecnologias, é possível construir adegas deslumbrantes no coração do espaço social, que acabam virando, inclusive, ponto de admiração das visitas.

Confira algumas inspirações para que você possa montar o seu espaço com uma adega e… bom vinho em ótimas companhias!

Fonte: Gazeta do Povo

____

Leia também:

  • Como montar uma mesa de jantar elegante? Clique aqui e confira!

Deixe um comentário