INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: O QUE É E COMO FORTALECÊ-LA?

Os especialistas defendem a existência de vários tipos de inteligência, mas, entre todas elas, a mais importante e valorizada no âmbito profissional é a inteligência emocional.

Sabe porquê?

Porque as empresas procuram, cada vez mais, por colaboradores que sabem trabalhar bem em equipe. Aprender com os próprios erros é outra qualidade dos candidatos que revelam uma inteligência emocional acima da média.

Para fortalecer a inteligência emocional e aumentar a capacidade de liderança, há quatro dicas muito simples. São elas:

Ter cuidado com as atitudes

Tente manter-se focado e atento ao seu comportamento, dentro e fora do ambiente profissional. Analise as suas ações e o modo como trata as pessoas ao seu redor. Cuidado também com o que publica nas redes sociais.

Controlar as reações

Controle as suas respostas ao que acontece à sua volta. Cuidado com a forma como reage às diferentes situações do dia a dia e evite tomar decisões que possam ser prejudiciais no futuro.

Acreditar no próprio potencial

Acredite em si mesmo! Só assim você terá mais forças para enfrentar os diferentes desafios do dia a dia. Mostrando-se confiante, é possível mentalizar e assimilar a sua capacidade para lidar com os problemas e, assim, resolvê-los mais facilmente.

Aprender a respeitar e a valorizar os colegas de trabalho

Aprenda a ouvir as pessoas que estão à sua volta. Coloque-se no lugar do outro antes de agir e trate-o com respeito. Valorize a comunicação, pois a interação é fundamental, sobretudo no ambiente de trabalho.

Preparado para estimular a sua inteligência emocional?

Fonte: Universia

Fonte (imagem): Sbie

____

Leia também:

  • Clique aqui e saiba como aumentar a serotonina, o hormônio da felicidade.
  • Clique aqui e confira como otimizar o tempo no trabalho.

Deixe um comentário