O QUE VOCÊ NÃO DEVE FAZER NA HORA DE LIMPAR MANCHAS?

Manchas – as malditas manchas. Na roupa, no sofá, no tapete, naquele tecido que você mais gostava. Que tragédia! Calma: é só colocar sal, alvejante e esfregar muito.

Será?

Especialistas no assunto dizem que não. Quanto mais cautela, melhor! Também é necessário fazer o procedimento correto para retirar a mancha.

Confira o que não deve ser feito:

1. Usar água quente

Quando derramamos alguma coisa sobre uma peça, procuramos por um balde de água quente. Mas, os especialistas dizem que isso pode deixar algumas marcas. Para agir de forma segura, use sempre água fria para limpar a sujeira sem grandes problemas.

2. Esfregar demais

Quando alguma coisa é derramada, é comum entrarmos em pânico e esfregarmos freneticamente a mancha até que ela seja retirada. No entanto, isso pode produzir o efeito contrário e danificar o tecido. Em vez disso, esfregue suavemente até remover a mancha.

3. Usar sabão antes de colocar água

Se você usar o sabão diretamente em uma mancha sem colocar água antes pode deixar a marca permanentemente. A situação pode ficar ainda pior se forem marcas de café, vinho tinto e chá. Em vez disso, você deve sempre enxaguar a mancha na água fria antes de aplicar sabão ou detergente.

4. Utilizar sal para tirar mancha de vinho tinto

Existem várias pessoas que dizem que uma pitada de sal ajuda a remover a pior mancha de todas: a de vinho tinto. Os especialistas no assunto dizem, porém, que isso irá ajudar a mancha a ficar marcada permanentemente. Eles recomendam enxaguar o local com água e, em seguida, usar um removedor de manchas.

5. Usar uma quantidade exagerada de produto de limpeza

Pode ser tentador colocar muito produto para tentar se livrar de uma marca de sujeira. A melhor solução, no entanto, é aplicar o removedor de manchas em pequenos esguichos e repetir o procedimento até que a marca saia.

6. Limpar móveis antigos por conta própria

Devido aos anos de exposição à poeira, fuligem e umidade, móveis antigos podem ter uma grossa camada de sujeira. Se você tiver um em casa, é tentador querer mantê-lo impecável e limpar qualquer mancha que caia sobre ele. A melhor opção é procurar uma empresa especialista em limpeza de móveis para fazer o procedimento do jeito correto.

7. Usar alvejante

Alvejante nunca é indicado para fazer a limpeza de algo que pode ser estragado facilmente. Tecidos delicados, como seda e lã, não irão sobreviver se você usar alvejante para limpá-los. Por isso, certifique-se de usar um removedor ou outro produto sem alvejante quando limpar esses tecidos.

Diz aí: você já fez um desses procedimentos para limpar uma mancha? Como foi a sua experiência?

Fonte: Delas – iG

_____

Leia também:

  • Segredos de limpeza que são sempre bem-vindos. Clique aqui e confira!
  • Como limpar o micro-ondas corretamente? É só clicar aqui para saber.

Deixe um comentário