PARE DE USAR A COLHER DE PAU!

Apesar de ser amada pela maioria dos cozinheiros e cozinheiras no Brasil, sejam amadores ou profissionais, o uso de colher de pau nos restaurantes do país é proibido pela Anvisa.

Você sabia disso?

Ainda que utilizar esse utensílio traga uma diferença no sabor, e até uma sensação de comida caseira, seu uso pode trazer também muitos riscos à saúde.

PROIBIÇÃO DA ANVISA

Sabendo dos riscos que utilizar colheres de pau podem trazer à nossa saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, dentro da Resolução RDC 216/04, criou a Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

Seguindo essa determinação, estabelecimentos comerciais que lidam com comida são proibidos de utilizar colheres e outros utensílios de pau.

PROLIFERAÇÃO DE BACTÉRIAS E FUNGOS

A madeira, além de ser um material orgânico, possui vários sulcos e poros que geram um ambiente favorável para a proliferação de fungos e bactérias. Isso acontece principalmente quando as colheres de pau são mal higienizadas, acumulando resíduos de alimentos.

Ainda que você limpe bem sua colher de pau, ela ainda retém certa umidade. Dessa maneira, quando guardada na gaveta, a colher de pau úmida é ainda um ambiente muito propício para a reprodução dos fungos. Dessa forma, pode contaminar os alimentos na próxima vez que for usada para cozinhar.

BAIXA DURABILIDADE

Em comparação com as colheres de outros materiais, como o silicone, a durabilidade da colher de pau é baixa – sendo um material orgânico, ela tende a apodrecer com o tempo. Além de contaminada, ela pode começar a se desfazer, deixando pequenas lascas na comida, o que pode ser muito perigoso.

Portanto, se você não quer abrir mão do uso de colheres e outros utensílios de cozinha feitos de madeira, certifique-se de realizar a limpeza deles o melhor possível e não os guarde úmidos. Ao primeiro sinal de que o material está apodrecendo, como um escurecimento, significa que está na hora de trocar!

ALTERNATIVAS

A opção mais segura para substituir a colher de pau é a de silicone. Na grande maioria das vezes, a colher de silicone é feita com materiais não tóxicos e que podem ser lavados com qualquer produto, pois não são afetados negativamente por substâncias químicas.

Além disso, a colher de silicone é resistente a altas temperaturas, não correndo o risco de deformar ou contaminar os alimentos. Sendo de um material flexível, ela não agride suas panelas e é ideal para raspar o restinho daquele brigadeiro irresistível do final de semana.

Outra opção mais segura do que a colher de pau, mas que ainda é de um material orgânico, é a colher de bambu. Esse utensílio promete ser mais seguro, pois o bambu não tem a porosidade da madeira, diminuindo a chance de proliferar fungos e bactérias. Além disso, o material é mais sustentável, uma vez que o bambu se repõe na natureza com muito mais facilidade do que a madeira.

Você gosta de usar a colher de pau para cozinhar?

Fonte: Seleções

________

LEIA TAMBÉM:


Deixe um comentário