PRATICIDADE NO DIA A DIA: COMO ORGANIZAR OS ARMÁRIOS DA COZINHA?

Não resta nenhuma dúvida: a cozinha precisa ser funcional e organizada!

Pense bem! Manter esse ambiente sempre em ordem ajuda na criação de uma rotina mais eficiente para você e sua família. Segundo Marcia Saad, personal organizer, separar a cozinha por áreas pode ajudar no momento da arrumação. “Para isso é preciso observar a disposição do mobiliário, dos eletrodomésticos e imaginar quem utilizará esses espaços no dia a dia. Fazendo isso, fica nítido que existe uma área de trabalho, um espaço de servir e outro de armazenar”, afirma Saad.

De acordo com a profissional, os armários devem conter o que cada área necessita.

Na área do preparo, concentre os seguintes itens: panelas, potes de armazenamento, temperos, panos de prato, utensílios (como espátulas), colheres de pau, escumadeiras e eletrodomésticos (como liquidificador).

Pensando na área de servir que, geralmente, é integrada com a sala de jantar, o ideal é inserir as louças do dia a dia, como copos, faqueiros, travessas, toalhas de mesa e jogos americanos. Já no setor de armazenamento ou na dispensa, é onde devem ficar os estoques de produtos, alimentos e elementos pouco usados, como bandejas e réchaud.

“Na despensa, gosto muito de cestas organizadoras para categorizar os alimentos, pois dá uma praticidade na hora de fazer a lista de compras. Potes herméticos para conservar os alimentos e evitar os temidos carunchos também são bem-vindos”, sugere a organizer Cora Fernandes.

Outro fator que pode ajudar nesse momento são as divisórias móveis. Cora revela que se você não tiver um móvel planejado com os lugares das louças e dos utensílios já determinados, as divisórias são uma ótima opção. “Elas ajudam na distribuição de espaço, sem precisar fazer grandes mudanças”, finaliza.

Sua cozinha está organizada?

Fonte: Casa e Jardim

________

LEIA TAMBÉM:


Deixe um comentário