QUANDO VALE A PENA USAR PAPÉIS DE PAREDE?

Os papéis de parede podem ser utilizados em todos os ambientes e são uma ótima opção para quem deseja mudar completamente o visual de casa sem passar por uma reforma.

Esses revestimentos garantem estilo e personalidade a qualquer ambiente e podem ser aplicados, inclusive, em locais com bastante umidade – como o banheiro ou a cozinha. Para isso, basta comprar o papel de parede com o material certo.

AS VANTAGENS DOS PAPÉIS DE PAREDE

A primeira delas é que no mercado existem diversos tipos e modelos e por isso é possível encontrar preços atrativos. Com os papeis de parede você pode dar a sua casa novos ares e um novo estilo sem precisar investir em uma reforma. Sua aplicação é fácil e alguns já são autoadesivos, evitando contratempos com a cola.

Com uma infinidade de cores, texturas e estampas é pouco provável que você não encontre um papel de parede que se adeque ao seu estilo e decoração da sua casa.

Alguns fabricantes fornecem até efeitos estéticos, como o 3D, que combinam bastante com decorações mais modernas. Assim, a maioria dos ambientes da sua casa podem ser renovados sem grandes mudanças, o que é muito buscado por quem não quer se envolver em uma obra, ou quem mora em um apartamento alugado e não pode realizar reformas.

Dentre as muitas vantagens dos papéis de parede também podemos citar sua durabilidade e fácil limpeza. Revestindo diferentes superfícies é possível realizar a limpeza apenas com um pano seco ou úmido. Além disso, o uso do papel de parede não precisa se limitar às paredes de uma casa. Muitas pessoas utilizam esses revestimentos em alguns eletrodomésticos, portas, móveis e armários.

TIPOS DE PAPÉIS DE PAREDE

Com várias texturas, cores e efeitos, basta que você encontre uma loja de confiança para realizar a compra do que melhor se encaixa na sua decoração e orçamento.

Contudo, durante a sua busca você vai se deparar com três tipos de papéis de parede e conhecê-los é importante para escolher o ideal para o ambiente que você busca revestir.

Vinílicos: são formados por várias camadas de papel como base e uma camada superior de PVC, mais conhecida como camada vinílica. Podem ser aplicados em diversos ambientes por ter mais resistência à luz e umidade.

Vinilizados: papel simples, compostos unicamente de papel. Podem ser estampados ou lisos, com diferentes gramaturas e qualidade. Sua camada superior é formada por um papel impresso ou impregnado, coberto por uma leve camada de verniz à base de PVA. Por esse motivo, é considerado um papel mais simples, com menos resistência à luz e à umidade, não sendo indicado para ambientes úmidos.

Non Woven ou TNT (tecido não tecido): são compostos por celulose e fibras têxteis. Sua base possui grande porcentagem de poliéster e são muito fáceis de aplicar e remover, desprendendo-se totalmente da parede, sem deixar resíduos. Também são bastante resistentes à luz e umidade.

COMO USAR PAPÉIS DE PAREDE NA DECORAÇÃO

Você já conhece os tipos de papéis de parede e suas vantagens em uma decoração. Mas afinal, como utilizar esse elemento em cada um dos cômodos?

QUARTO

Em quartos de casais o mais recomendado é utilizar uma cor mais neutra, que transmite a sensação de relaxamento e aconchego. Enquanto isso, em quartos de crianças e jovens é interessante optar por papéis de parede coloridos e lúdicos.

SALA DE ESTAR

A sala de estar é o espaço mais frequentado de uma casa, principalmente se você costuma receber visitas. Assim, o ideal é que esse ambiente tenha um certo destaque. Você pode optar por papéis de parede que tragam elementos artísticos, como figuras geométricas ou desenhos que harmonizem o ambiente. O ideal é levar em consideração toda a decoração do ambiente. Então, busque harmonizar desde as almofadas e o sofá até os tapetes e cortinas. Para evitar um visual pesado, opte por aplicar o papel de parede em apenas uma parede.

COZINHA

A cozinha é um ambiente que permite abusar de papéis de parede que utilizem elementos do ambiente, como estampas de temperos, talheres e alimentos. Outra opção é misturar geometrias com cores, de modo a destacar apenas uma parede, ou um cantinho especial para as refeições.

ESCRITÓRIO

Principalmente com a adesão de muitas empresas ao Home Office, ter um escritório bem decorado traz bem-estar para os momentos de trabalho. Assim, o papel de parede pode ser um aliado na hora de montar um escritório. O ideal é que esse ambiente seja mais sóbrio e discreto, para não sobrecarregar o visual e tornar o ambiente cansativo. Contudo, se você gosta de ter mais cores em seu escritório, opte por aquelas que não são tão vibrantes, pois tendem a atrapalhar na concentração.

BANHEIRO

Apesar de ser um ambiente em que as pessoas normalmente não conseguem imaginar aplicar um papel de parede devido a umidade, é possível, desde que seja resistente à água. Desse modo, o papel de parede não corre o risco de descolar nem sofrer nenhuma modificação de cor e aparência. O banheiro é um ambiente em que é possível brincar com as cores e estampas.

CUIDADOS NA APLICAÇÃO E CONSERVAÇÃO

Não existe um grande segredo para a aplicação dos papéis de parede. É importante que a superfície de aplicação esteja higienizada e livre de qualquer impureza. Além disso, a área não pode estar úmida, já que pode impedir a aderência da cola. Durante a aplicação é recomendado utilizar uma espátula plástica. Ela deve ser utilizada sobre a superfície do material, garantindo mais aderência, sem bolhas ou dobras.

Quanto à limpeza, tudo vai depender do tipo dos papéis de parede. Os vinílicos podem ser lavados com um pano embebido em água e sabão neutro a cada 30 dias. Os modelos de TNT exigem que se utilize apenas uma flanela seca para remover a poeira a cada 15 dias.  Contudo, se atente sempre às recomendações do fabricante quanto a isso. O ideal é não esfregar o material e sim fazer movimentos circulares.

O que você acha de renovar os ambientes do seu lar com papéis de parede?

Fonte: Casa Mineira

________

LEIA TAMBÉM:


Deixe um comentário