REFORMA E CONSTRUÇÃO SEM DOR DE CABEÇA

Você mora de aluguel e vai construir? Ou você já tem a casa própria e quer reformar? Ou, ainda, você quer decorar ou repaginar os ambientes do seu lar?

Então preste atenção nessas dicas para não se incomodar, ser feliz e economizar!

 

Peça referências. Este é um dos bons e velhos jeitos de conduzir a obra: perguntar para pessoas próximas quem foi o pedreiro, empreiteiro, eletricista, pintor ou marceneiro que trabalhou em uma obra que você considera bem-sucedida. Verifique se o profissional cumpre prazos, deixa o lugar limpo, economiza material e por aí vai. Outro perigo comum é ter um “faz-tudo” que não executa o trabalho corretamente. É melhor contratar um especialista para cada área.

Coloque tudo no papel. Faça um contrato simples, mas que contenha informações – como prazos, forma de pagamento, descrição das atividades a serem realizadas e forma de pagamento. É importante deixar ao menos uma parcela para ser paga após a entrega da obra.

Relação de material. Se o encarregado da obra não for comprar os materiais, monte com ele uma lista do que tem de ser encomendado. Procure comprar tudo de uma só vez, para barganhar preços e parcelamento mais vantajoso nas lojas.

 

PLANEJAMENTO

Alguns cuidados na escolha de produtos e dimensionamento do espaço são importantes para a decoração:

Estude a planta. Desenhe o formato do seu espaço como se o estivesse vendo de cima. Seja detalhista, anote colunas, portas, janelas, tomadas. Depois tire as medidas das paredes e anote junto delas. Das janelas e portas, marque a largura, altura e distância do piso. Tire fotos de todos os ângulos possíveis do ambiente.

Eleja as cores. Defina uma paleta de cores, que será o seu mapa para comprar tintas, tecidos e objetos. O objetivo é ter um esquema de cores equilibrado e harmonioso. Uma boa dica é fazer uma colagem com imagens que reflitam a atmosfera que se quer para decoração e depois analisar o conjunto buscando uma cor predominante, que poderá estar presente em uma parede maior ou até em um móvel de destaque; e as cores secundárias, para outros objetos.

Passeie pelas lojas. Pode incluir as de móveis usados na sua lista, onde há peças interessantes. Procure conhecer produtos, anote preços e medidas. Lembre-se de que, em muitas empresas, há profissionais de arquitetura e design que ajudam no dimensionamento do espaço, definição dos revestimentos e cálculo da quantidade de pontos de luz, por exemplo. Esses profissionais não fazem projetos, mas auxiliam na escolha.

Evite comprar por impulso. Ainda que seja uma liquidação. É provável que você economize mais fazendo compras planejadas do que adquirindo peças que você não sabe se caberão no seu ambiente.

 

Boa sorte no seu projeto! 🙂

Fonte: Gazeta do Povo

_______

Leia também:

  • Economia: clique aqui e veja como organizar a sua casa com tubos de PVC.
  • Em busca dos sonhos: clique aqui e saiba como economizar dinheiro.

Deixe um comentário