SUSTENTABILIDADE: LUMINÁRIA IMPRESSA EM 3D É FEITA DE CASCAS DE LARANJA

Sustentabilidade sempre será pauta por aqui!

Já imaginou uma luminária impressa em 3D e produzida a partir de cascas de laranja? Essa foi a ideia incrível idealizada – e colocada em prática! – pelo estúdio Krill Design, de Milão, na Itália,

Cada luminária, chamada Ohmie, é produzida a partir das cascas de duas ou três laranjas colhidas por pequenos produtores na região da Sicília. Assim que coletadas, as cascas são secas, transformadas em um pó fino e, em seguida, adicionadas a uma base de amido vegetal polimérico.

Posteriormente, o biopolímero de laranja resultante é produzido na forma de pellets, prontos para serem usados como base na impressora 3D.

Segundo os designers envolvidos no projeto, a ideia é mostrar como os resíduos alimentares podem se tornar um produto de design ecológico, bonito e funcional.

Após o uso, a luminária ainda pode ser quebrada em pedaços menores e jogada fora junto com o lixo orgânico de casa para passar pelo processo de compostagem e se transformar em adubo ou biocombustível, fechando um ciclo de existência sustentável.

Fonte: Casa Vogue

________

LEIA TAMBÉM:


Deixe um comentário