VOCÊ ESTÁ LAVANDO AS SUAS ROUPAS DO JEITO CERTO?

Dá até um desgosto quando a gente recolhe aquela calça jeans favorita do varal e percebe que ficou aquele cheiro estranho de coisa úmida. Por isso, fomos atrás das melhores dicas sobre a arte de lavar roupa.

Vem com a gente!

1. Feche zíperes, abra botões

Eles parecem inocentes, mas, vira e mexe, engolem um pé de meia ou até aquela camiseta molinha que a gente adora. Zíperes podem se tornar vilões quando esquecidos abertos. O oposto acontece com botões: eles se agarram a outras peças com mais facilidade quando estão fechados.

2. Isole sutiãs

Lojas de produtos populares oferecem saquinhos de tela ótimos para guardar sutiãs. Lembre-se de fechá-los para evitar que as peças metálicas enganchem em outros itens dentro da máquina. Na falta desses saquinhos, eleja uma fronha mais antiga para a missão.

3. Não exagere na quantidade

Em tempos de pouca água, melhor mesmo juntar mais roupas para lavar tudo de uma vez. Lembre-se que a capacidade dos equipamentos é contabilizada com as peças molhadas. Para estimar oito quilos, calcule cerca de 20 camisetas, oito calças jeans ou dez toalhas de banho tamanho padrão.

4. Não exagere na quantidade 2

Respeite as orientações do fabricante no que diz respeito à quantidade de sabão em pó e amaciante, de acordo com o tanto de roupa que vai para o banho. Mesmo sem as instruções por perto, todas as máquinas possuem marcações nos compartimentos internos que indicam o nível ideal de produtos de limpeza.

5. De molho, mas não muito

Evite deixar as roupas por mais de uma hora de molho. Passar a noite na máquina está fora de questão. Depois do período de ação ativa do sabão, que dura de cerca de 45 minutos, a sujeira que foi dissolvida vai se espalhar pela parte limpa.

6. Quarando sob o sol

Para clarear roupas brancas amareladas pelo tempo, vale uma receita natureba à moda antiga: bata no liquidificador uma folha de mamão com dois litros de água. Coe e deixe a peça em questão mergulhada nessa mistura verdinha por meia hora quarando sob o sol. Depois é só enxaguar e comemorar o resultado.

7. Jeans mais perfumados

Lavanderias com pouca circulação de ar costumam causar o drama do jeans com cheiro de cachorro molhado. A solução pede duas etapas. Na primeira, lave a peça normalmente, mas faça um enxágue duplo, com molho de amaciante na última água. Na segunda, pendure o jeans com o cós para cima, para secar no lugar mais ventilado da casa ou apartamento. Vai dar certo!

8. Fim da toalha que não seca direito

Evite colocar amaciante na lavagem dessas peças, já que os produtos químicos formam uma película que dificulta a absorção superficial de água. Toalha só se lava junto com toalha – nem lençol entra nessa festa. Fabricantes bacanas dão essa dica na etiqueta das peças.

9. Perfuminho a jato

Se quiser ter sempre por perto aquele cheirinho gostoso de roupa limpa, prepare sua própria água de passar. Para cada litro de água, misture uma colher de chá do seu amaciante favorito e uma colher de chá de álcool. Essa fórmula funciona bem nas roupas com mais de 80% de algodão na composição.

10. Escute a sua mãe

Porque não custa lembrar o básico, né? Separe roupas claras das escuras e as leves das pesadas. Faça lavagens exclusivas para roupas delicadas e lembre-se de limpar o filtro da máquina – aquele potinho no centro dela onde ficam armazenados os fiapos – a cada ciclo. A cada dois meses, lave a máquina por dentro, seguindo as orientações do fabricante.

Bacana essas dicas, né?!

Fonte: Casa e Jardim

_____

Leia também:

  • 6 cuidados indispensáveis com a máquina de lavar roupas. Clique aqui e confira.
  • Clique aqui e veja como organizar o guarda-roupa.

Deixe um comentário