10 IDEIAS PARA GUARDAR SUAS LEMBRANÇAS DE VIAGEM

Estar pelo mundo é um sonho que pode se realizar – e ser trazido para casa na forma de souvenirs ao fim das viagens. Mas, muita gente achar difícil mostrar essas lembranças e criar um ambiente coeso e bem decorado, sem que pareça uma mistura aleatória. Você está entre essas pessoas?

A lista abaixo traz ideias de decoração e dicas de estilo para criar uma casa global, repleta de memórias (coisa boa!).

Confira!

1. Nunca se acomode

Em primeiro lugar, não pense que sua decoração parecerá sempre a mesma. A stylist e diretora criativa do The Glamourai, Kelly Framel, em entrevista à Elle Décor, avisa que a aparência do lar de quem viaja será sempre transformada a cada nova aventura. O estilo mudará e se adaptará aos novos objetos – mantenha a mente aberta!

2. Bandejas serão suas melhores amigas

Quem pensa que bandejas são exclusivas à cozinha está errado: elas são perfeitas para alinhar arranjos em mesas de centro e decorar a casa. Use-as para dispor as lembranças de maneira estilosa. Quanto mais bonita a bandeja, melhor ela ressaltará a beleza dos souvenirs – e eles não se perderão entre livros nas prateleiras.

3. Monte o arranjo perfeito, sem fotos

Trocar o mural de fotos da família por um arranjo de parede repleto de objetos pode ser uma boa ideia. O casal de moradores de uma casa em Sydney, na Austrália, traz uma lembrança após cada viagem reunindo-as na parede da foto. A unidade é mantida principalmente pelos tons, em sua maioria terrosos, e pela abundância de texturas de cada item.

4. Prato feito, mas não na mesa

A parede também pode servir de tela para uma composição de pratos decorados – cada um deles original de uma cidade visitada. Este tipo de arranjo vai bem na cozinha e na sala de jantar. No segundo ambiente, ele se torna uma ótima deixa para contar às visitas sobre as aventuras na estrada.

5. Use os itens adquiridos nas viagens como organizadores

Quem gosta de decoração aproveita as viagens não só para trazer pequenos objetos, mas também investir em algumas exclusividades, como caixas e baús antigos. Eles são ideais para guardar e exibir souvenirs menores, mantendo a temática global.

6. Atente-se à importância da escala

Se trazem baús, porque não trazer arte? É possível encontrar peças lindas e exóticas Brasil e mundo afora. Ao fazê-lo, mantenha em mente a proporção dos móveis em relação ao ambiente, combinando o tamanho do quadro e da pintura. Na foto, Framel colocou uma obra de arte grande em um ambiente pequeno à fim de explorar o olhar e abrir o espaço.

7. Ancore o espaço com linhas modernas

Quando se tem uma grande variedade de objetos de estilos e lugares diferentes, são necessários elementos que estabilizem o décor, deixando o espaço mais equilibrado. Para isso, invista em móveis mais minimalistas ou monocromáticos. O papel de “vestir” a casa será dos souvenirs.

8. Emoldure lembranças de papel

Não guarde lembranças de papel nas gavetas, em lugares em que você mal irá lembrar que existem. Pode ser também que seu desejo não seja criar uma decoração totalmente inspirada em suas viagens. Em ambos os casos, experimente expor as memórias queridas em um mural, emoldurando uma tábua e fixando ingressos, fotografias e até passagens de avião em um cantinho especial da casa.

9. Mantenha-se organizado

Uma abundância de souvenirs, ainda que no mesmo estilo, pode fazer com que o ambiente pareça cheio e exagerado. A organização é a melhor solução! Uma estante simétrica com nichos quadrados dá conta de expor os objetos trazidos para casa com estilo. O modelo numerado da Pottery Barn é inspirado nos organizadores de antigos hotéis, colaborando para a criação de um décor ainda mais especial.

10. A boemia combina com – quase – tudo

O estilo boho é perfeito para quem curte mochilões e viagens alternativas. Qualquer item trazido de fora se encaixará às composições, já que o eixo deste décor é o clima despojado e impreciso. A única atenção necessária é à paleta de cores – de resto, aproveite e se jogue nas mantas étnicas, pratos, pinturas de rua e tudo que te inspirar.

Agora, você não tem mais desculpas para não decorar a sua casa com lembranças lindas de momentos que jamais serão esquecidos. Viajar é bom demais, não é?

Fonte: Casa Claudia

____

Leia também:

  • Clique aqui e confira os segredos para um lar feliz: coloque-os em prática.
  • Mudança à vista: clique aqui e confira cinco dicas para deixar a sua casa muito mais colorida.

Deixe um comentário