29 DE OUTUBRO: DIA MUNDIAL DO AVC. VAMOS CUIDAR DA NOSSA SAÚDE?

Hoje, 29 de outubro, é comemorado o DIA MUNDIAL DO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL. Responsável pela morte de células nervosas da região cerebral atingida, o AVC pode se originar de uma obstrução de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular isquêmico, ou de uma ruptura do vaso, conhecido por acidente vascular hemorrágico.

ACIDENTE VASCULAR ISQUÊMICO OU INFARTO CEREBRAL: responsável por 80% dos casos de AVC. Esse entupimento dos vasos cerebrais pode ocorrer devido a uma trombose (formação de placas numa artéria principal do cérebro) ou embolia (quando um trombo ou uma placa de gordura originária de outra parte do corpo se solta e pela rede sanguínea chega aos vasos cerebrais).

ACIDENTE VASCULAR HEMORRÁGICO: o rompimento dos vasos sanguíneos se dá, na maioria das vezes, no interior do cérebro (hemorragia intracerebral). Em outros casos, ocorre a hemorragia subaracnoide – sangramento entre o cérebro e a aracnoide (uma das membranas que compõe a meninge). Como consequência imediata, há o aumento da pressão intracraniana, que pode resultar em maior dificuldade para a chegada de sangue em outras áreas não afetadas e agravar a lesão. Esse subtipo de AVC é mais grave e tem altos índices de mortalidade.

Sintomas e sinais de alerta

* dor de cabeça muito forte, de início súbito, sobretudo se acompanhada de vômitos.
* fraqueza ou dormência na face, nos braços ou nas pernas, geralmente afetando um dos lados do corpo.
* paralisia (dificuldade ou incapacidade de se movimentar).
* perda súbita da fala ou dificuldade para se comunicar e compreender.
* perda da visão ou dificuldade para enxergar com um ou ambos os olhos.

O AVC é uma emergência médica.
Se achar que você ou outra pessoa está tendo um, é preciso dirigir-se com urgência ao serviço de emergência do hospital mais próximo para um diagnóstico completo.

Fatores de risco

– hipertensão
– diabetes
– tabagismo
– consumo frequente de álcool e drogas
– estresse
– colesterol elevado
– doenças cardiovasculares
– sedentarismo

Existem fatores que podem facilitar o desencadeamento de um Acidente Vascular Cerebral e que são inerentes à vida humana, como o envelhecimento. Pessoas com mais de 55 anos possuem maior propensão a desenvolver o AVC.

Reabilitação

Parte importante do tratamento, o processo de reabilitação começa, muitas vezes,no próprio hospital para que o paciente se adeque mais facilmente a sua nova situação e restabeleça sua mobilidade, habilidades funcionais e independência física e psíquica. Esse processo é conduzido por uma equipe multiprofissional – neurologistas, enfermeiros, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Vamos cuidar da nossa saúde?

Fonte: Ministério da Saúde

__________

Leia também:

  • 6 CUIDADOS PARA MANTER A SAÚDE EM DIA. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.
  • LUMINA RESIDENCE: ASPIRAÇÃO CENTRAL COMO ALIADA DA SAÚDE. CLIQUE AQUI E CONFIRA!

Deixe um comentário