QUARTO PEQUENO: COMO ESCOLHER OS MÓVEIS?

Portas de correr ajudam na organização de quartos pequenos. Projeto assinado por Júlia Guadix (Foto: Divulgação)

É super possível ter um quarto confortável e funcional, ainda que ele não conte com muito espaço.

Quer saber como? Confira as nossas dicas!

1. MEDIDAS

Segundo a arquiteta Julia Guadix, pensar nas medidas é uma das primeiras ações em um quarto pequeno. “Com as dimensões, o profissional de arquitetura começa a trabalhar com a disposição do mobiliário que o cômodo comporta”, relata.

2. NECESSIDADES

Depois, é preciso ter clareza quanto às necessidades. “Um dos itens mais caros da reforma de um quarto é a marcenaria. Neste caso, é preciso um bom estudo para avaliar todas as possibilidades para que esse espaço atenda da melhor forma as necessidades de quem usará e, principalmente, que seja um lugar acolhedor”, completa o arquiteto Glaucio Gonçalves.

3. A ESCOLHA DOS MÓVEIS

Na hora de compor os móveis em um quarto pequeno, vale a regra do “menos é mais”. Assim, na opinião de Julia, o ideal é investir apenas no que é essencial e, sempre que possível, procurar por móveis multifuncionais.

“Sempre falo para meus clientes que, estando em um apartamento pequeno, torna-se uma premissa rever tudo aquilo que eles trazem consigo. Cama, guarda-roupas e apoios laterais, por exemplo, devem buscar a ampliação de espaços para organização. Na cama, a decisão por um modelo box com baú ou marcenaria executada especialmente para o projeto se traduz como mais um local para guardar objetos pouco usados no dia a dia, evitando a compra de mais de um armário. No tocante aos móveis laterais, quando possível, a presença de gavetas se configura como mais um cantinho para a distribuição do acervo”, observa a profissional.

4. CIRCULAÇÃO

O tamanho dos móveis adquiridos também é importante, visto que se forem muito grandes para o ambiente podem atrapalhar a circulação. “Algumas pessoas desejam camas maiores que o espaço permite e com isso sacrificam as circulações tanto nas laterais quanto em frente à cama. Neste caso, o cuidado deve ser maior, principalmente ao ter armários que ficam paralelos à cama, pois, caso não seja possível a colocação de portas de correr, as portas de abrir podem bater na cama dificultando o acesso aos armários”, explica Glaucio.

5. ELETRODOMÉSTICOS

Por fim, para quem gosta de televisão no quarto, este é o outro ponto que deve ser observado, lembra o arquiteto. “Não dimensionar corretamente o tamanho da televisão em relação à altura e polegadas corretas podem tornar desconfortável assistir à TV da cama”, finaliza.

Você já tem em mente como é o seu quarto compacto dos sonhos?

Fonte: Casa e Jardim

________

LEIA TAMBÉM:


Deixe um comentário